TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas No Brasil

Ensaios: Politicas No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Políticas no Brasil

O Brasil é uma republica Federativa Presidencialista, formada pela União, estados e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição. O Brasil é uma republica porque o chefe de estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado e é presidencialista porque o presidente da República é o Chefe de estado e também Chefe de governo e é também Federativa pois os estados têm autonomia política.

A União está dividida em três poderes, independente e harmônica entre si. São eles o Legislativo, que elabora leis; o Executivo,que atua na execução de programas ou prestações de serviços públicos;e o poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadão,entidades e o estado.

Nosso país tem um sistema político pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar. Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos. Atualmente existem 30 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Um dos problemas gerais do mundo é a Corrupção, que significa ações que ferem a ética e as leis, causando prejuízos a outros cidadãos. Isso não envolve apenas questões de dinheiro, mas também questões de moral e respeito. Nossa forma de vida individualista e capitalista suscitou na perda do valor de conceitos como Ética, por exemplo, que ficaram sem definição para muito isso se aplica à Justiça, à Política, às nossas relações sociais como cidadãos, funcionários e às vezes na própria família.

Ainda hoje, século XXI, o ser humano não conseguiu desenvolver uma sociedade igualitária e com menos desigualdades, muito pelo contrário a situação vem se agravando nos últimos anos, em proporções vertiginosas.

Hoje vamos comentar sobre um Resumo Quadro Político e Social no Brasil nas últimas décadas e neste ano, tão marcado por notícias de escândalos e infrações de políticos, entre outras.

No Brasil a Corrupção está enraizada historicamente em nossa sociedade, a começar pela forma de colonização e exploração das terras e povo que viriam a formar nossa nação. A população, majoritariamente pobre sempre esteve às margens das vontades das elites, que cobram impostos, taxas, juros, porém não repassam em qualidade de vida para os contribuintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com