TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Acadêmico

Exames: Portfólio Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

PERFIL DO ALUNO

Aluna: Edna Alves Sousa

Período:6º Período

Matrícula:2010 213394

E-mail: ednaayres@yahoo.com.br

Telefone:............

Professor: Francival Pereira Neto

Disciplina: Estatística II

Curso:Serviço Social

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL

Ao tratar sobre as relações pessoais em uma sala de aula já se pensa em compartilhamento, pois essa é a intenção desse momento sala-aluno, visto que a partir daí se desenvolvem os relacionamentos interpessoais entre os alunos de uma turma que se reúnem diariamente para um objetivo e, justamente por isso,essas relações se estreitam devido o tempo de convivência, ou seja, ocorrem espontaneamente. Isso dá uma sensação de satisfação em estar inserido numa escola (universidade), lembrando que, essas colocações são relativas a cada um, considerando ainda, que existe a diversidade de opiniões.

Enfim, o fato de estar numa sala de aula como pessoa,proporciona certa satisfação, pois, alias idéias propostas são socializadas e discutidas, o aprendizado enriquece, tornando as relações harmoniosas e isso se resume na palavra compartilhar.

O diálogo entre o professor e alunos foi bastante proveitoso em se tratando de aprendizagem, pois esse processo é indispensável, uma vez que o professor tem papel significativo no estabelecimento dessas relações sociais.

Os procedimentos usados durante o processo de interação didática foram centrados em aulas expositivas, discussões, seminários, trabalhos em sala, trabalhos em dupla ou mais, entre outros e,sempre com o intuito de colocar os alunos em situação de desafio para aprender o que lhes era proposto.

DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Um roteiro estruturado de portfólio foi distribuído via email à turma, para que os alunos elaborarem seus trabalhos de acordo com o que se pedia no modelo enviado pelo professor.

Todos os grupos apresentaram seus trabalhos em forma de slides o que facilita a explanação dos mesmos.

O primeiro grupo, em sua apresentação, trouxe uma reportagem intitulada: “O Próximo Maranhão” de Janeiro de 2014 que mostram a situação das penitenciárias da região Nordeste que deflagram uma total negligência e precariedade.Esse grupo fez uma breve explicação sobre a reportagem, em seguida demonstrou as tabelas elaboradas exibindo suas análises, e como foram calculadas. O professor chamou a atenção para certa observação e em seguida o grupo finalizou sua apresentação de forma satisfatória.

O trabalho que sucedeu, iniciou falando sobre a pesquisa escolhida para o trabalho, que era sobre o aumento da violência contra os idosos, tendo como tema: Covardia! Cresce violência contra idosos. Uma reportagem feita na cidade de Bauru-SP, retirada do portal R7. Após uma breve introdução o grupo expôs os dados da reportagem em forma de tabelas, e fazendo as devidas análises, de forma que totalizaram seis tabelas. O grupo fez a finalização da apresentação com as considerações finais do professor.

O grupo seguinte apresentou dados referentes ao Relatório Anual de Assassinatos a Homossexuais de 2012, a partir de uma pesquisa realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Em suas tabelas o grupo conseguiu fixar os valores estatísticos, mas por algum motivo não apresentou as análises, momento em que o professor, sugeriu que o grupo fizesse essa correção na lousa definindo as análises exigidas por ele. O grupo assim pôde corrigir o equívoco, e finalizou a apresentação.

O grupo seguinte, já em outra aula, ao se apresentar fez uma breve introdução sobre o tema pesquisado. A pesquisa se tratava da taxa de queda do trabalho infantil, a queda nos casos de HIV e o aumento do consumo de álcool entre os jovens no trânsito. Houve considerações do professor e questionamentos entre a turma.

A próxima apresentação exibiu o tema Eleições 2014: rejeição da possível reeleição da atual presidente do país. O grupo fez uma rápida contextualização do desemprego no Brasil e no Tocantins. Numa segunda etapa apresentou os resultados da pesquisa, através de tabela e de gráficos, seguido da análise dos dados adquiridos através dos cálculos demonstrados em seus slides.

Na seqüência, outro grupo falou sobre o tema: Urna virtual indica migração de votos para marina, sobre uma possível migração de votos para a referida, a partir da morte de Eduardo Campos. Os integrantes apresentaram essa migração através de tabelas e gráficos, resultando na análise de cada uma e comprovando seus resultados. Houve discussões,questionamentos, afirmações, com os comentários finais do professor. Encerrou-se a apresentação.

Na aula seguinte, mais apresentações. Outro grupo apresentou dados do Brasil que atingiu metas de redução da mortalidade infantil. De forma explicativa o grupo ia mostrando as tabelas,fazendo as análises e comparando com a pesquisa sobre o tema. Assim concluíram satisfatoriamente com as considerações de alguns e por fim do professor.

Na próxima apresentação, outro grupo discorreu sobre o sistema prisional brasileiro nos dias atuais. Destacou-se inicialmente, uma breve abordagem de cada questão separadamente, e em seguida algumas considerações finais, destacando todos os resultados obtidos na análise apresentada de cada uma das tabelas.

Encerrando a etapa de apresentações, o último grupo abordou sobre uma pesquisa que mostra a situação dos leitores no País que em quatro sofre uma queda consideravelmente alta, que foi de 9,1%. O grupo mostrou essa situação em várias tabelas, fazendo os cálculos em tempo real e comprovando as análises.

No decorrer da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com