TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Grupo - Gestão Pública

Ensaios: Portifólio Grupo - Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é apresentar as características do diagnóstico organizacional da POLITEC-MT, organizar conceitos sobre estrutura, apresentar a estrutura organizacional do órgão, suas competências dentro do órgão, a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas pelo setor de recursos humanos do órgão, o plano de benefícios dentro do órgão e a real satisfação dos funcionários com estes benefícios. Este estudo ainda possibilitará a definição e organização de conceitos acerca dos valores éticos do órgão além da divulgação destes valores para os funcionários, a realidade obtida durante o processo de levantamento de dados na instituição pesquisada e áreas da economia no setor público. Este estudo apresenta também uma avaliação da gestão do setor escolhido através dos dados obtidos e as contribuições que este trabalho agregou à formação acadêmica dos alunos pesquisadores em questão.

A Perícia Oficial Técnica do Estado de Mato Grosso é um órgão estadual que está ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. Este órgão tem a função de executar exames em locais de crimes, coleta de vestígios, análise da dinâmica do crime, exames laboratoriais de confronto das amostras coletadas de modo a obter informações sobre os vestígios encontrados. Os crime investigados são de todas as áreas através de demandas de investigações policiais podendo ser crimes contra a vida, acidentes de trânsito, patrimônio, meio ambiente, engenharia legal entre outros campos da criminalística.

O órgão conta com 526 agentes públicos entre servidores, contratados e terceirizados nos cargos de Perito Criminal, Papiloscopista, Técnicos e funcionários administrativos.

Os serviços oferecidos são os de identificação e exames periciais, fundamentados no conhecimento técnico-cientifíco, visando atender à sociedade e a justiça.

A visão da POLITEC é ser uma instituição autônoma reconhecida pela excelência, no emprego, uso e produção de conhecimento técnico-científico, primando pela eficácia e agilidade na resposta aos anseios da sociedade. Os valores são a ética, agindo com imparcialidade, honestidade, respeito, lealdade e moralidade; qualidade, através da prestação de serviços com eficiência e eficácia; dinamismo pela pro-atividade, agilidade e capacidade de inovação; eqüilidade no tratamento de forma justa e igualitária os usuários dos serviços; responsabilidade social pelo comprometimento com a sociedade e respeito à dignidade humana e cooperação sendo solidário, colaborativo e interagindo com as demais instituições na execução dos trabalhos

A POLITEC MT surgiu em 1980 através da vinculação à Polícia Judiciária Civil quando apenas oito peritos atuavam em todo o Estado realizando os mais diversos tipos de perícias o que gerava uma imensa demanda aos peritos da área.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1. Setor de atuação do órgão

A POLITEC MT atua no setor de atendimento a população através da realização de exames e laudos periciais bem como a identificação civil dos cidadãos no Estado.

O público atendido são pessoas físicas e jurídicas, com foco em vítimas que sofreram crimes ou cidadãos que necessitam de identificação para emissão de cédula oficial de identidade. A faixa etária é variada e não possui fator típicos também para renda, sexo e grau de escolaridade, este último é ligeiramente acentuado para o padrão de pessoas com menos instrução que são sujeitas ao crime, quando se trata de exames e laudos perícias em crimes contra a pessoa.

O público mais atendido são pessoas e familiares de cidadãos que foram vitimadas por algum tipo de crime e a identificação civil para a confecção de cédulas de identidade.

O serviço deste órgão pública não é oferecido por qualquer outra instituição no Estado haja vista que se trata de serviços públicos oficiais que demandam certificação de servidores e agentes públicos controlados pelo Poder Excutivo do Estado.

1.2. Estrutura Organizacional

As orientações estratégicas da organização e a forma de desenvolvimento no mercado se ligam pela Estrutura Organizacional de uma empresa. Deste modo, se define pela forma como a autoridade adquire atribuição pelas relações de hierarquia e cooperação.entre os níveis hierárquicos. A estrutura organizacional permite determinar como as atividades e atribuições são distribuídas e os estabelecimentos dos sistemas de comunicação em uma organização.

A estrutura organizacional de uma empresa pode ser demonstrada através de um organograma organizacional, em que duas tendências são observadas com maior frequência. Desse modo podem ser verificadas em uma estrutura organizacional as chamadas horizontalização ou verticalização. A base de uma estrutura é definida como o aumento da quantidade de órgãos ligados a um núcleo de comando ou, de outra forma, a diminuição da quantidade desse comando. Quando há a amplitude de comandos ou ampliação na quantidade de subordinados de uma determinada chefia, está sendo considerada uma estrutura horizontal (OSTROFF, 1999; LUMPKIN, DESS, 2004).

A estrutura organizacional do tipo vertical apresenta um menor número de órgãos que se reportam a uma determinada unidade de comando, esta verticalização contribui para a concentração de atividades com maior vínculo entre si. Em contrapartida, reduz-se a autonomia e superioridade dos órgãos subordinados, reduzindo assim, a velocidade de respostas aos processos (Brews, Tucci, 2004).

A seguir é apresentada a estrutura organizacional da POLITEC através do organograma em que são apresentadas as estruturas interligadas e suas características verticalizadas e horizontalizadas.

A estrutura organizacional na POLITEC funciona de modo verticalizado por submissão das coordenadorias, corregedorias e gerências à Direção Geral que junto da Direção Adjunta recebe demandas de gestão e desenvolve em conjunto com a Ouvidoria, Assessoria e outras gerências que dão suporte a direção. De modo submisso à Diretoria Geral existem as Diretorias Metropolitanas internas e externas bem como as das unidades do interior que trabalham de modo paralelo no atendimento da sociedade.

1.3. Área funcional da POLITEC

A área funcional da POLITEC escolhida para especificação de funções e atribuições foi a Diretoria Metropolitana. O setor de Diretoria Metropolitana é responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com