TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Politicas Sociais E Ambientais

Monografias: Portifólio Politicas Sociais E Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

A influência da propaganda e da mídia na educação infantil e o que a sociedade enxerga sobre isso.

As crianças estão sendo manipuladas e influenciadas por propagandas levando-as ao consumismo sem limite e não temos um programa eficaz para incentivar as crianças a cuidar do nosso meio ambiente mudando a educação de um mundo que tinha uma infância de brincadeiras para um mundo cheio de tecnologia e consumismo, sem uma preocupação em cuidar do meio ambiente.

A propaganda infantil é sempre um assunto muito debatido entre os publicitários do mundo inteiro sabendo que as crianças de hoje estão mais vulneráveis a todos os meios de comunicação, mesmo quando a criança ainda não tem a capacidade da leitura das palavras, já está exposta ao mundo publicitário através das imagens. A piblicidade tem o poder de induzir uma criança de até 12 anos, quando ainda não tem a capacidade de distinguir o que é real como um adulto.

A participação da mídia é muito grande, nas crianças em fase de educação infantil e adolescentes. Ela cria conceitos, direciona o consumo, forma opiniões e influência o comportamento. As crianças, em especial, durante a educação infantil, imitam o que veem na tela ou incorporam padrões de comportamento por ela propostos.

A educação ambiental por ooutro lado não tem essa mesma força da propaganda e consumismo. Poderia se investir nesse ponto que é essencial para a continuidade da humanidade que aos poucos vem percebendo que devemos nos preocupar em cuidar do meio ambiente, ensinando desde cedo as crianças a viverem com sustentabilidade.

A soluçao do problema é educar as crianças a serem crianças novamente, não deixando as crianças se influenciarem pelas propagandas impondo limites no que elas querem, até porque na vida não podemos ter tudo que queremos e nem sempre temos condiçõesde dar tudo oque eles querem e colocar leis para que a sustentabilidade esteja sempre presente nas propagandas, que mesmo devendo ser mais controlada, tem muita força na educação infantil, lembrando que uma nova leva de crianças que não são influenciadas pela mídia de uma forma geral, tem muito menos chances de se tornarem adultos alienados.

Referências bibliográficas

RUSCHEINSKY A., Org, Educação Ambiental: abordagens múltiplas, Porto Alegre, 1ª Edição, Porto Alegre, Artmed, 2002.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8

Conclusão

Podemos concluir a partir deste estudo que a educação ambiental esta sendo deixada de lado, e que cada vez mais o consumismo toma espaço através da influencia da mídia em nossas crianças, as tornando cada vez mais consumistas e alienadas.

E isso nos deixa a seguinte questão: até onde irá este mundo até que se perceba que esses valores devem ser mudados? Investir em programas eficazes para educação ambiental e conscientização de crianças e adolescentes pode ser uma alternativa excelente para que quando adultos possam fazer a diferença na sociedade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com