TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo

Monografias: Positivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios

1) Qual a influência de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R=Darwin teve uma grande importancia para o positivismo por acreditar que os seres vivos se transformavam de acordo com as necessidades de garantia da sua sobrevivência e a partir desse pensamento surgiu o darwinismo social, que veio com a crença de que a mudança e a evolução da sociedade representa a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluido, adaptado e complexo.

2) Qual a influência do imperialismo na análise positivista das sociedades diferentes da europeia?

R= O imperialismo veio com o intuito de fazer uma "missao civilizadora" em países como África e Ásia, transformando esse mundo conquistado em colônias que se submetesse aos seus valores capitalista, capazes de responder positivamente a oferta de produtos industrializados e a necessidade de mão-de-obra assalariada. Pois dessa transformação dependiam a expansão e a sobrevivência do capitalismo.

3) Por que o positivismo foi também chamado de organicismo?

R=A sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.

4) Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:

“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis as investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial.”

(Apud AYALA, Francisco. história de la sociologia.p.77)

R= Podemos observar uma das características do positivismo na parte da citaçao em que se fala da "exploraçao racional" ja que os positivistas acreditavam exclusivamente no poder da razao humana em conhecer a realidade.

5) Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:

“Nossa exploração histórica deverá ficar quase reduzida à seleção ou a vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca, ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.” (Curso de filosofia positiva, apud AYALA, Francisco. Historia de la sociologia.p.61)

R= Podemos perceber nesse trecho que o postivismo foi introduzido inicialmente na europa, por isso ele diz: "reduzida a seleçao ou vanguarda da humanidade". Ele dedicou-se a entender os povos europeus, como França que foi onde ele estudou filosofia, Ingleterra que foi onde houve um forte racionalismo idealista, e Alemanha onde o positivismo desenvolvel psicologia experimental.

6) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

R=Comte identificou na sociedade dois movimentos vitais, o primeiro foi o dinâmico que levaria a evolução transformando as sociedades segundo a lei universal, o segundo foi o estático, procuraria ajustar todos os indivíduos as condições estabelecidas que garantiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com