TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça Mauá

Artigo: Praça Mauá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  99 Visualizações

É onde se localizam o Marco Distrital e o Paço Municipal. A praça surgiu em 1801, como Largo da Misericórdia. Em 6 de Outubro de 1887, recebeu o nome de Praça Mauá. Esta foi uma homenagem feita ao Visconde de Mauá, empresário gaúcho tido como pai dos empreendedores brasileiros. Além desses edifícios, lá se encontra também o prédio do jornal “A Noite”, que foi o primeiro arranha-céu do Brasil. O que marcou o início do processo de verticalização do país. Posteriormente, tal edifício também abrigou a “Rádio Nacional”.

O novo porto da cidade foi construído entre 1904 e 1910, representando um grande avanço para o comércio e a indústria. Junto à praça se encontra a Estação de Passageiros do porto, um pequeno edifício com estilo medieval e com vitrais no interior.

Através do porto, entravam na cidade pessoas ilustres vindas do exterior e de outras regiões do país. Este mesmo porto era o local onde se reuniam as multidões para aclamar tais celebridades, como Evita Perón e o presidente Roosevelt. Foi também por onde saíram e chegaram os pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Isso se torna manifesto no bairro da Saúde, no qual construções coloniais ajustam-se face aos hábitos e necessidades do século XXI. Pode-se citar, primeiramente, os sobrados. Estes edifícios de dois pavimentos, que erguidos desse modo serviam para que da parte superior uma família pudesse residir e, simultaneamente, administrar seus negócios efetuados no pavimento térreo, hoje, readaptados, configuram-se, em sua maioria, somente em residências.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com