TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção Ao Uso De Drogas

Monografias: Prevenção Ao Uso De Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Lopes de Almeida, localizada no bairro Expedicionário, no município de Soledade. Esse bairro é residencial e com pequenas indústrias, considerado mais populoso da cidade. A população vive da renda familiar proveniente do trabalho de cada um. Temos um grande índice de desemprego na cidade, sendo que boa parte de seus moradores se deslocam para cidades vizinhas para trabalhar.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DOS EDUCANDOS

Baseada em Paulo Freire, numa visão Progressista, a Escola tem como princípio uma educação libertadora, humanista, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade, assumindo o seu papel sócio-político educativo e cultural, visando ao processo de construção social do conhecimento, contextualizando o seu currículo, centrada na ação do planejamento participativo como instrumento de trabalho coletivo.

Atualmente possui uma demanda de aproximadamente 340 alunos, distribuídos em três turnos de funcionamento, atendendo desde a Educação Infantil Nível B, Ensino Fundamental 8 e 9 anos, Ensino Médio Politécnico e Educação de Jovens e Adultos - alfabetização.

No quadro de Recursos Humanos há 56 professores e 11 funcionários. A Escola ainda conta com um Coordenador Pedagógico por turno de funcionamento. Conta ainda, com sala de recursos, oferecendo oportunidades para os alunos que apresentem algum problema como: transtornos e deficiências na área cognitiva e afetiva.

Quanto à estrutura física, a Escola funciona num prédio próprio, amplo, com salas de aula adequadas para proporcionar o desenvolvimento e segurança da criança, com luz natural e boa ventilação. A Escola conta com espaços próprios para cada segmento, onde os profissionais que aqui atuam estão constantemente em busca de atualização para atender as necessidades dos alunos.

A Escola oferece espaço privilegiado para a Educação Infantil e Séries Iniciais, como materiais pedagógicos e profissionais especializados para atender os alunos com dificuldades de aprendizagem dessa forma incluem aluno em sala de aula normal, sem qualquer discriminação.

O Projeto Político Pedagógico da Escola foi construído com a comunidade escolar através de reuniões e debates por segmentos, coordenados pela Direção e Coordenação Pedagógica, tendo em vista às necessidades da Escola. O mesmo está disponível na Coordenação Pedagógica e na Secretaria da Escola.

Constata-se que a Escola preocupa-se em atingir um patamar mínimo de qualidade que respeite a dignidade e os direitos básicos das crianças, exigindo que os professores trabalhem com planos de estudos de forma globalizada e interdisciplinar. Salientando que planejar significa ter o domínio e o controle das metas a que se propõe e que somente por meio de um novo olhar poderemos encontrar saídas para os fracassos escolares.

Ao participar do Curso de Extensão – Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, nossa escola pretende contemplar os alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio, cujas idades variam entre 10 e 18 anos, oriundos, na grande maioria, de famílias pobres e com desajustes familiares.

A escola está inserida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com