TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Aprendizados e Reflexões

Seminário: Principais Aprendizados e Reflexões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

Principais Aprendizados e Reflexões

Após o termino da leitura e reflexão dos textos sugeridos (e entre outros), temos a seguir os principais pontos sobre as fases do monitoramento e da avaliação das políticas sociais. Segue também os principais passos para o desenvolvimento de um bom projeto social:

- O Monitoramento

Chama-se de monitoramento a atividade regular e sistemática de observar ações e coletar informações a respeito da execução de um projeto, podendo assim identificar possíveis desvios das ações programadas e ajudar no momento de avaliação e posterior tomada de decisões.

O Monitoramento Participativo

Conta com a participação dos diversos atores nas diferentes etapas do projeto. Podendo assim possibilitar a superação de alguns problemas presentes em metodologias de monitoramento não participativos. Neste tipo de monitoramento desenvolvido de forma participativa, ocorre o reconhecimento do papel central que tem a população local, através de sua cultura, conhecimento, costumes e etc. Isso aumenta a capacidade de registrar e analisar corretamente as condições locais.

- A Avaliação

Trata-se de um processo de verificação do desempenho do projeto na solução de um problema. A Avaliação visa determinar se os objetivos de um projeto foram ou estão sendo atingidos. É através da avaliação que são tomadas decisões para aprimorar as ações do atual, ou de futuros projetos.

Tipos de Avaliação

Avaliação ex-ante:

É realizada no início do projeto e tem a finalidade de trazer dados racionais para a decisão de implementar ou não o projeto.

A avaliação ex-post:

Esta é realizada em projetos concluídos e/ou em andamento e pode definir a continuidade no desenvolvimento de um projeto assim como a mudança no seu direcionamento.

- Os principais passos para o desenvolvimento de um bom projeto social

Clareza de Propósito

Um projeto existe para trazer uma contribuição real para uma determinada comunidade ou público alvo. É preciso provocar verdadeiras mudanças e para não desperdiçar tempo e recursos valiosos é fundamental ter claramente estabelecido os objetivos que se deseja alcançar com o projeto. Vale esclarecer que os objetivos não expressam as ações que serão executadas ao longo do projeto, e sim, as mudanças/transformações.

Plano de Ação Realista

O plano de ação visa contemplar as ações que serão realizadas para se alcançar os objetivos propostos, considerando o tempo de duração do projeto. Para ajudar, bastar entender que o plano de ação deve indicar o caminho que será percorrido para se chegar aos objetivos do projeto. Ele deve mostrar como as ações se relacionam e em que ordem elas devem acontecer.

Indicadores de Avaliação

Após o encerramento do projeto é realizada a avaliação de resultados. Ela serve para descobrir quais mudanças provocou o projeto e também o que é necessário fazer para alterar e fazer melhor da próxima vez. Cada objetivo do projeto possui um ou mais indicadores que respondem à seguinte pergunta: Quais são as evidencias concretas de que o objetivo foi atingido?

Criatividade

A criatividade é um ponto importante nos projetos, é necessário buscar caminhos ainda não percorridos e ousar libertando-se dos padrões, não só para se destacar dentre tantos outros projetos, mas também para alcançar resultados mais efetivos. Vale lembrar que existem muitos financiadores que estão abertos para novas possibilidades de influenciar a sociedade e provocar novas mudanças.

Continuidade do projeto

Sabemos que um projeto possui um início, um meio e um fim. Porém, seus resultados, produtos e aprendizados gerados vão permanecer e também influenciar na organização de outros futuros programas e projetos. Vale deixar claro em quais condições é possível ocorrer essa continuidade e lembrar que nem sempre a continuidade significa fazer o mesmo projeto igual de novo. Uma boa dica é ampliar o olhar sobre o potencial de influência e continuidade do projeto.

Tema do Projeto:

Não dê esmola, dê cidadania

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com