TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais funções de administração

Projeto de pesquisa: Principais funções de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

As empresas são órgãos muitos complexos que necessitam de vários fatores pra que ela exista, esses órgãos desempenham uma atividade econômica dentro da sociedade na produção de bens e serviços, na regência dessa produção dependemos de articulados fatores produtivos sejam elas macro ou micro empresas.

Partindo do ponto de vista do contexto empresarial nessa redação cientifica colocaremos em pauta alguns conceitos que engloba os fatores produtivos que determinou o sucesso da empresa de oliveira e a de Eduardo Martinez de Almeida. As funções básicas da administração: planejamento, organização, liderança e o controle; as variáveis macroeconômicas e suas interferências nas atividades empresariais; a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas; os três estágios da gestação da responsabilidade corporativa.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Foi o que fez o senhor Evaldo Oliveira ele viu que havia uma área que estava necessitada do produto e resolveu montar a empresa para atender esse mercado, e tem atendido as necessidades dos clientes, e fazendo da melhor maneira possível para deixar eles contentes. O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O objetivo de Oliveira era atingir as lojas de 1,99 que necessitava muito do produto então ele assim o fez, investiu em mão de obra qualificada, instrumentos indispensáveis para obtenção de um bom resultado. Da mesma forma o senhor Eduardo Martinez buscou todas as informações antes de abrir a empresa, fez o plano para saber o investimento, o capital de giro de no mínimo seis meses em outras palavras planejou bem antes de por em ação a sua ideia, visualizou desde o início da produção, com a compra dos materiais e embalagens, ao processo de distribuição aos salões de beleza. Martinez fez tão bem seu planejamento que conseguiu financiar 100% do dinheiro necessário para dar o “ponta pé” inicial, com o recursos em mãos ele coordenou de maneira eficiente e a prova dessa eficiência a Star Active cresce cerca de 20% ao ano. Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessarios para atingir um objetivo, essa função completa o planejamento. Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado, com uma comunicação e distribuição das tarefas para os funcionários executarem suas funções com êxito eles obtiveram lucratividade através de uma boa liderança.

Oliveira e Martinez são exemplos vivos de que o uso das funções administrativas é indispensável dentro das organizações, pois terão impacto no resultado das empresas, dentro desse conceito temos o controle que assegura que os objetivos planejados sejam atingidos. A partir do desempenho desejado devera ser feita sua observação, comparando o planejado com o que esta sendo realizado, assim as variações ou desvios poderão se corrigidos.

As funções administrativas foi um dos fatores pelo qual eles obtiveram sucesso, mas também é indispensável não falarmos dessas duas empresas no conceito macroeconômico e como suas variáveis interferiram nas atividades dentro da empresa.

Nos textos de referencia foram verificados vários fatores relacionados à macroeconomia atual do País, como o controle da inflação e redução da taxa de juros, que possibilitaram a oportunidade de investimento através de financiamentos, ainda houve importante crescimento da renda, consequentemente aumentando também o consumo e a oferta de empregos vem melhorando gradualmente. As políticas econômicas praticadas nos últimos anos, particularmente as consolidadas nos programas de investimento público e de incentivo ao investimento privado, permitem que se projete uma evolução para os principais indicadores macroeconômicos do País e criam base sólida para a sua continuidade, influenciando assim positivamente a atividade empresarial.

A estabilidade na taxa básica de juros a qual deverá permanecer no mesmo patamar. A baixa taxa de juros considera que a política monetária mais flexível, adotada pelo Governo e as medidas para elevar a competitividade do setor produtivo é para criar ambiente propício ao consumo, principalmente de bens nacionais, criaram as condições necessárias para que o País retome nível de crescimento sustentado, sem gerar pressões inflacionárias.

Atualmente o Brasil vive um ciclo em que as taxas de juros estão nos níveis mais baixos das últimas décadas. Isso se deve à melhor organização das finanças do governo ao longo dos últimos anos, e mais recentemente ao período de crise que reduziu as taxas de juros em todo o mundo. Como uma taxa de juros menor estimula a economia, o governo adotou como política manter os juros em níveis baixos, para buscar o crescimento. No entanto, o nível de crescimento atual apesar de ser relativamente baixo, já é maior do que a capacidade produtiva do Brasil consegue naturalmente, resultando em inflação. Com a taxa de juros aumentando novamente, podemos esperar uma desaceleração da economia para um nível onde as taxas de inflação possam diminuir.

Os efeitos da inflação, sobre a vida empresarial, além de afetar, em certo grau, as relações entre empregados e empregadores são mais acentuados nos assuntos que envolvem: custos industriais, despesas com serviços e gerais, encargos financeiros, reposição de bens, renovação tecnológica e, planos de expansão a longo-prazo, métodos de gestão, reajustes salariais, etc... Exigindo as adequações para a sobrevivência da empresa. Também provoca a redução do poder aquisitivo dos assalariados, é a classe que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com