TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina – Processos Gerenciais.

Profª-: Ivonete Melo de Carvalho.

Cuiabá/MT2013

INTRODUÇÃO

Para que o Processo Gerencial realmente tenha êxito são necessários diversos componentes, inicialmente: Planejamento Estratégico que visa dar rumo ao negócio evitando problemas na fase de execução. Trocando em miúdos firma-se a frase do filósofo romano Sêneca: “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. Através do planejamento é possível definir metas bem definidas, deixando assim de fazer parte de uma estatística preocupante no Brasil onde 70% das micro e pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros cinco anos de vida.

Por essa razão é necessário fazer um planejamento estratégico que visa identificar as ameaças e oportunidades, forças e fraquezas, e a partir daí formular estratégias possíveis para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças e assim cumprir a missão estabelecida.

O planejamento estratégico é uma das ferramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor os seus negócios e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e elaborando um plano de ação que permite visualizar cada um dos objetivos propostos de forma detalhada.

Processo Administrativo

De acordo com o Prof. Roberto Shinyashiki: O grande diferencial em um empreendedor de sucesso é a capacidade de “ver o futuro antes que os outros”, não ter visão custaria empresas, amores, momentos de felicidade, as quais geralmente só valorizaram ao perder. Por se antecipar o bom empreendedor enxerga, digamos que o ano de 2015 como presente e jamais como futuro. Ter ideias a partir do que é obvio classifica você como a maioria e não como diferente e inesperado. Um exemplo disto é enxergar em uma simples cena de verão a oportunidade de um grande negócio, onde um escorregador e uma piscina tornam-se um parque aquático, diga-se de passagem, bastante rentável.

Já na visão do Prof. Paulo Barreto dos Santos: O fundamental é conhecimento, para tal o empreendedor tem sempre de estar antenado participando de palestras, workshop, etc... A globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não, o profissional do futuro tem de ficar conectado vinte e quatro horas. Torna-se agora mais do nunca verdadeiro a afirmação do ex-primeiro ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades. Sendo assim fica evidente a grande necessidade de ampliar – se, enxergar no cotidiano das pessoas uma grande oportunidade de negócio, porém para que isso ocorra é necessário estar a par de tudo buscando atualizar-se constantemente.

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações. Formando profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado. As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) são interdependentes, mas ligadas entre si e repercutem intensamente nas atividades.

PLANEJAMENTO

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

- Permite controle apropriado

- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

- Melhor coordenação das interfaces do projeto;

- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;

- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.

“Preparar para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Tipos de Planejamento:

Estratégico: Fixa a natureza da organização: missão, estratégias e objetivos.

Responsabilidade: direção geral.

Tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos

Estratégicos (projetos, ações etc.).

Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados.

Operacional: Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos,

visando a realização dos planos estratégicos e táticos.

Responsabilidade: chefes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com