TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Constitucional

Monografias: Processo Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto: ALEXSANDER e DAVID, após subtraírem bens da Caixa Econômica Federal, foram julgados e condenados à pena de reclusão de 6 anos e multa, pela conduta tipificada no art. 157, §2º, I e II, do CP. A sentença proferida pelo juízo de direito da 20ª Vara Criminal do Estado do Rio de Janeiro transitou em julgado em janeiro de 2.003. Passados 3 anos desde o início da execução da pena, o Ministério Público Federal, entendendo que a sentença condenatória fora proferida por juízo incompetente, impetra Habeas corpus para que se anule a condenação proferida pelo juízo estadual e para que, conseqüentemente, seja reconhecida a competência ratione personae da justiça federal. Considerando-se a eiva absoluta decorrente da incompetência do juízo e a possibilidade de reconhecimento da nulidade absoluta a qualquer tempo e instância, disponha sobre a legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido formulado pelo parquet, bem como sobre o órgão competente para julgar o Habeas corpus.

Questão objetiva:

Assinale a opção correta em relação ao habeas corpus:

a) Cabe habeas corpus para impugnar decisão penal condenatória a pena de multa.

b) É cabível habeas corpus contra imposição da pena de perda da função pública.

c) A Constituição de 1988 exige que o habeas corpus seja cabível apenas contra ato de autoridade pública.

d) O habeas corpus não é medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra do sigilo bancário em procedimento criminal já que não há, na hipótese, risco direto e imediato de constrangimento ao direito de liberdade.

e) O habeas corpus pode ser concedido de ofício por juiz ou tribunal sem que isto implique ofensa ao Princípio da Inércia da

Jurisdição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com