TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Trabalho

Casos: Processo Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 6

1-Numa ação trabalhista Leonardo Maia postulou sua reintegração ao emprego, com fundamento na estabilidade assegurada ao acidentado (art. 118, da Lei nº 8.213/91)?

Em determinadas situações o Juiz está autorizado à converter determinados pedidos autorais em outros , sem que a sentença seja considerada fora dos limites pedidos “extra petita”. A esta situação a doutrina fundamenta a sua possibilidade de um princípio chamado princípio da extra petição, ou seja, o juiz está autorizado a condenar o réu em pedidos não indicados na inicial. No caso em tela a súmula 396, II, do TST permite a ação do juiz trabalhista conforme descrito no exercício.

2- O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou com a categoria econômica correspondente - sindicato dos bancos - convenção coletiva de trabalho fixando o reajuste salarial para os bancários no patamar de 8%, dentre outros benefícios?

No primeiro caso os sindicatos dos bancários e banqueiros utilizavam a auto composição para celebrarem uma convenção coletiva de trabalho que é uma fonte formal e autônoma do direito do trabalho. No caso dos professores as partes precisaram de um terceiro, o poder judiciário trabalhista para por fim ao conflito através da propositura de um dissídio coletivo, que será decidido por uma sentença normativa. Desta forma utilizarão da heterocomposição para a obtenção de uma sentença normativa que é uma fonte formal e heterônoma do direito do trabalho.

3-O Banco Ômega S.A. ajuizou ação de interdito proibitório em face do Sindicato dos bancários de determinado Município, nos termos do artigo 932 do CPC?

A) Qual será a Justiça competente para julgar essa ação de interdito proibitório?

O art.114, III da CF/88 determina a competência na JT para processar e julgar ações oriundas do direito da greve. Ademais a sumula vinculante nº 23 do STF determina a competência da JT para julgar e processar ações possessórias relativas ao direito de greve como é o interdito proibitório do caso concreto.

B) Durante a greve, é lícita a realização de piquetes pelo Sindicato com utilização de carros de som?

Sim, este art. 6º da Lei 7783/89 (lei de greve) autoriza a utilização de todos os meios pacífico de divulgação do movimento parentista.

C) Procede a pretensão veiculada na ação no sentido de que o réu se abstenha de impedir o acesso dos empregados às agências bancárias?

Sim de acordo com o art. §3º do art. 6º da lei 7783/89 ( lei de greve) é possível a utilização dos meios da persuasivos nas que não violem o direito de propriedade nem o direito de ir e vir.

4- As partes foram intimadas da sentença prolatada pelo juiz do trabalho em determinada ação trabalhista no dia 04/10/2013 (sexta-feira). Em 11/10/2013 o advogado da empresa opôs recurso de embargos de declaração via fac-símile.

No caso concreto com base no art. 775 da CLT e das Súmulas 1 e 16 do TST. Como as partes foram intimadas na sexta-feira a contagem do prazo de 5 dias, no primeiro dia útil seguinte, isto é dia 07/10/2013, se fundando no dia 11/10/13. Todavia, como parte interpôs recurso por fax a lei 9800/99 (lei do fax) autoriza a juntada dos originais em até 05 dias da data do envio. No caso em tela aconteceu no dia 18/10/2013, uma vez que a contagem do novo quinquídio se iniciou na segunda feira 14/10/2013. Logo o recurso é tempestivo. 5- Marcelo Antônio, por intermédio do seu advogado, ajuizou ação trabalhista postulando a condenação da ex-empregadora ao pagamento das horas extras.?

De acordo com o art.790, §3º da CLT, o requerimento e o deferimento da gratuidade de justiça poderá ser realizado em qualquer instancia bastando que a parte e ou seu advogado declare a sua condição de hipossuficiente independentemente de comprovação.

6- DEMÉTRIO ajuizou reclamação trabalhista pleiteando o pagamento de multas previstas no instrumento normativo de sua categoria, cujo destinatário é o empregado lesado, em virtude do descumprimento, pelo empregador, da quitação do adicional de 50% sobre as horas extras e do acréscimo de 1/3 nas férias?

Litispendência na forma do art. 301, §1º e 3º do CPC, de utilização subsidiária autorizada pelo art. 769 da CLT.

7- José Augusto ajuizou ação trabalhista em face da empresa Megalinks S/A postulando o pagamento de horas e reflexos nas verbas trabalhistas?

a) O juiz agiu corretamente? Justifique.

Apesar do disposto no art. 843, §1º da CLT que nada fala sobre a condição do preposto de ser empregado da ré, o TST editou a súmula 337que obriga o preposto ser empregado da ré, sob pena de revelia, salvo se é empregado doméstico, micro empresa e empresa de pequeno porte.

b) Caso a ação tivesse sido ajuizada em face da empresa Netclub Ltda-EPP., empresa de pequeno porte, a solução seria a mesma?

Diante da fundamentação acima alude que a EPP poderia mandar qualquer preposto mesmo não sendo seu empregado.

8- Reginaldo ingressou com ação contra seu ex-empregador, e, por não comparecer, o feito foi arquivado?

a) Para propor uma nova ação, Reginaldo deverá aguardar algum período? Em caso afirmativo, qual seria?

No caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com