TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativo

Dissertações: Processos Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  5.029 Palavras (21 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera- Uniderp

Pólo de Bom Jesus-Piauí

Tutora a Distância: Ivania Ferreira Vaz

Tutor Presencial: Jullyvan Mendes

Curso: Ciências Contábeis/Administração

Disciplina: Processos Administrativos

Andressa Kayane Ribeiro Santos RA: 435005

Elyas Felype Santos de Oliveira RA: 421586

Francisco Jarbas Ribeiro Maia RA: 427440

Wesley Pereira de Oliveira RA: 439773

3º bloco – Junho/2014

Bom Jesus – PI

DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

De acordo com Marcio Eduardo, Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

- Permite controle apropriado;

- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

- Melhor coordenação das interfaces do projeto;

- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

Já para Michael Porter (2008), importante autor no campo da estratégia, afirma que uma empresa sem planejamento incorre no risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência. O administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamente no operacional, atuando principalmente como um bombeiro que vive apagando incêndios, mas que não consegue enxergar onde estão as causas desses incêndios.

É inegável que as empresas que prosperam e conseguem se perpetuar no mercado atualmente possuem algo mais do que uma boa sorte. O que determina grande parte do seu sucesso é a capacidade de se adaptar às mudanças de seu ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Pode ser informal ou formal. O planejamento informal é obtido quando não se usa nenhuma metodologia específica. Por outro lado, o planejamento formal é uma metodologia que requer o domínio de certas técnicas e conceitos específicos, além de ter a característica de ser escrito.

A administração constata a viabilidade de determinada decisão de investimento e parte para sua implementação. O planejamento passa de estratégico para tático e o projeto de viabilidade cede seu lugar para o projeto final com a operacionalização da produção.

No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. Ele envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas específicas e coloca em prática os planos táticos dentro de cada setor da empresa. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de irreversibilidade, pode comprometer a sobrevivência da empresa.

O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Esse planejamento traduz os objetivos estratégicos amplos em objetivos e planos mais específicos aplicáveis a cada área da empresa. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a leitura e analise dos textos, podemos concluir que a idéia da importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, conseqüentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento é essencial.

Para o Professor Shinyashiki o verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

Já para o Professor Santos toda atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz em geral, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes. O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PROJETO EDUCAR

Os desafios são muitos e ainda há muito a fazer, mas um primeiro passo já foi dado com a conscientização da nossa responsabilidade, e com compromisso ético e moral que norteia as nossas ações individuais e coletivas.

Com isso o grupo decidiu montar um projeto de extensão universitária de Inclusão educacional de pessoas da meia idade, buscando levar o conhecimento educacional do ensino básico à essas pessoas.

O projeto será intitulado "Projeto Educar" e tem por objetivo a inclusão educacional a essas pessoas, também busca facilitar esses conhecimentos a pessoas que tiveram certas limitações de aprendizagem na sua infância e adolescência seja por motivo de não ter escolas próximas ou por motivos de não ter tempo suficiente para aprender pois ficavam o dia inteiro trabalhando para ajudar no sustento de sua família.

O Projeto Educar irá buscar parcerias de ONGs e sindicatos para estar levando os educando até o encontro dos educadores com a disponibilização de salas de aula do próprio prédio da universidade com aulas 3 vezes por semana.

Após o inicio das atividades de alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com