TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Texto Interdisciplinar

Artigos Científicos: Produção De Texto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NEUSILIA LIMA RIBEIRO

PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL:

Desenvolvimento de Pessoas

Primavera do Leste- MT

2013

NEUSILIA LIMA RIBEIRO

PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL:

Desenvolvimento de Pessoas

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recusos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção da média bimestral das disciplinas de Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Gestão de Conhecimentos e Eduacação Corporativa.

Prof (s): Thais Accioly Baccaro, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Fabio Henrique Ribeiro e Henry Tetsuji Nonaka.

Primavera do Leste- MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 5

2.1 SEMINÁRIOS LABORATÓRIO 6

2.2 DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES 6

2.3 DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES INTERGRUPAIS 6

2.4 ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS 6

2.5 IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS 6

2.6 ESTABILIZAÇÃO E CRÍTICA SISTEMÁTICA 7

3 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO 7

3.1 AGENTES FÍSICOS: 8

3.2 AGENTES BIOLÓGICOS: 8

3.3 AGENTES QUÍMICOS: 8

4 GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA 9

4.1 APRENDER A CONHECER: 9

4.2 APRENDER A FAZER: 9

4.3 APRENDER A CONVIVER: 9

4.4 APRENDER A SER 9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Chiavenato define treinamento empresarial como um processo educacional que leva o indivíduo a adquirir competências para exercer um cargo ou função em uma organização. Segundo ele, “o treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente e desenvolvimento das habilidades” (Chiavenato, 1994, p. 102). Em sua conceituação, o treinamento vai além de aprender algo. Torna-se um ato intencional de fornecer subsídios para que o indivíduo desenvolva capacidade de aprender, de tal forma que venha a estimular mudança de comportamento, buscando a aquisição de novos conhecimentos.

No presente trabalho será retratada a situação “Toddynho tinha ph parecido com o de soda cáustica, afirma laudo”, como foco no desenvolvimento de pessoas tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.

Nesse contexto, o treinamento relaciona-se ao ato de mudança comportamental positiva e benéfica para a organização. Evidencia-se que o desenvolvimento das habilidades pessoais, numa organização, como no caso da PepsiCo, pode ser o impulso necessário para a organização consiga prosseguir na sua caminhada pela competitividade. O treinamento ou aperfeiçoamento segue uma trajetória associada às possíveis dimensões de aprendizagem absorvidas pelas pessoas na organização, cujo padrão de desenvolvimento desses recursos humanos tende a ser elevado, realçando suas competências para agir através de destinados níveis de assimilação das informações contidas nesse instrumento de aprendizagem, melhorando a qualidade de seus produtos e acrisolar o seu nome no mercado globalizado.

2 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

É importante ressaltar que antes de implantar um programa de desenvolvimento organizacional deve ser realizado um diagnóstico do comportamento organizacional, identificando as principais queixas e problemas dos funcionários, coletando todos os dados necessários sobre o ambiente, formulando uma estimativa de minimizar os problemas e definindo programas de treinamento e desenvolvimento para tornar as pessoas mais eficientes (CARVALHO; SERAFIM, 2004).

Dessarte, não tem como sugerir um Programa de Treinamento sem antes saber em que área os funcionários estão deficitários, e é nesse ponto que muitas empresas pecam, pois adquirem pacotes de treinamentos prontos, e que muitas vezes não atendem seus objetivos específicos.

Verifica-se então que a empresa PepsiCo, fabricante da Toddynho, poderia ter evitado esse tipo de situação com a aplicação de Grupos de Treinamentos para aprimoramento, estudos e capacitações dos funcionários e a utilização de Grupos centrados nas tarefas, para desenvolver as atividades rotineiras da empresa, bem como melhorar os índices de desempenho.

As empresas que possuem valores definidos e esclarecidos é as que os programas de desenvolvimento organizacional devem ser implementados, tendo em vista que a empresa precisa ter uma cultura organizacional pró-ativa e voltada para as mudanças. Nesse sentido, a organização em questão pode envolver a mudança das pessoas, da estrutura organizacional, da tecnologia utilizada e das instalações físicas da empresa.

Pode ser usada pela PepsiCo a Grade Gerencial aonde a empresa a partir de dois eixos cartesianos mede a preocupação com a produção e a preocupação com as pessoas. A maneira como o gerente combina as duas orientações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com