TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progamas De Demissao Progamas De Aposentadoria E Empregabilidade

Artigo: Progamas De Demissao Progamas De Aposentadoria E Empregabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  3.919 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

Programas de demissão

Demissão

Segundo Ferreira (1977), demissão é o ato ou efeito de demitir. Tirar cargo, função ou dignidade de exonerar. Pedir demissão; exonerar-se. Podemos considerar que demissão é a perda do emprego por um profissional de qualquer área ou nível e que, tal fato, representa um grande problema para o indivíduo, tanto no que se refere ás questões econômicas – seu sustento e da família, quanto psicológicos. Pode ocasionar frustrações no indivíduo dispensado, como também pode ocasionar amadurecimentos em relação ás atitudes profissionais.

A demissão está entre os assuntos mais comuns em várias empresas e é um processo não confortável, onde é necessário tato, disciplina e compreensão nesta hora, embora saibamos que na maioria dos casos não é assim que acontece na prática, o término do contrato de trabalho transcende o interesse individual das partes e tem reflexos que se põe numa dimensão social. O término deste contrato dá inicio ao Processo de Demissão e nesse cenário, Yoshida (2003, p.18) afirma que "... salvo em mentes deformadas, demitir alguém está entre os atos mais dolorosos que um profissional tem que tomar, pela carga de sofrimento que impõem ao demitido e pelo desastre humano que a demissão pode causar".

Independente de quem tenha sido a decisão de quebrar o vinculo trabalhista, é preciso respeitar os fundamentos e os sentimentos que deram origem a parceria. É preciso que a todo custo, seja preservada a dignidade a autoestima e o respeito de ambas as partes.

Certamente no grande palco do mercado de trabalho, demissões fazem parte da cena, mas não precisa fazer parte desse espetáculo falta de respeito e amor para com quem esta sendo abandonado. Portanto, a responsabilidade de manter esse elevado padrão de dignidade e profissionalismo, é de ambos os lados.

O administrador tem a obrigação moral e ética, de fazer com que o individuo sai da sala com esperança e motivado a ganhar a guerra no mercado de trabalho! Isto porque a demissão não significa o fim da vida profissional do trabalhador, mas pode representar o inicio de um futuro muito mais promissor.

A importância do RH no momento da demissão é fazer com que o profissional veja a oportunidade que ganha na demissão.

A demissão deve ser feita da seguinte maneira:

• Marque uma reunião com o profissional que será demitido;

• Informe a ele o motivo pelo qual ocorreu a demissão e só depois informe que ele esta sendo demitido;

• Converse com ele sobre os pontos fortes que você observa no perfil dele;

• Apresente uma lista de endereços e telefones, onde ele possa buscar uma nova colocação profissional;

• Fale também sobre cursos, e ate mesmo sobre concursos aos quais ele pode se candidatar;

• Retorne o assunto da demissão e fale sobre as partes praticas (documentos, datas, exames, etc.)

• Ofereça uma carta de referências e se coloque a disposição para dar referências sempre que necessário;

• Ofereça alguns textos motivacionais para ele leia se desejar, cujos conteúdos falem sobre desafio.

Por tudo isso, a demissão deve ser considerada um papel importante. Porque se por um lado as pessoas estão trabalhando pela empresa, por outro tem o dever de trabalhar pelo funcionário também. É um ser humano, e todo ser humano tem grande potencial.

Demitir com ética

Comunicar uma demissão não é uma tarefa nada agradável. Mas se a decisão é inadiável, o melhor a fazer é conduzir corretamente a conversa, indo direto ao ponto e, é claro, usando as palavras adequadas ao momento. O cuidado deve ser redobrado caso o chefe imediato nunca tenha demonstrado, por exemplo, qualquer tipo de descontentamento em relação ao desempenho profissional do funcionário que está prestes a receber o cartão vermelho.

"Coloque-se no lugar da pessoa"

"Inicie e termine a entrevista da mesma maneira que você gostaria de receber esse tipo de comunicado".

É preciso pensar que do outro lado da mesa estar um ser humano, que naquele momento estará sofrendo uma queda na auto-estima, por mais que conheça o motivo do seu desligamento. Toda organização ao demitir deveria ter um programa de recolocação profissional, a fim de contribuir que essa transição seja rápida e eficiente.

Todos aqueles que estão diretamente ligados às decisões que implicam em demissões, deveriam saber que critérios adotarem nesse momento. No entanto, vale lembrar três aspectos fundamentais:

* Devemos definir claramente quem deve ser desligado. Nessa hora vemos a importância de um sistema eficaz de avaliação de desempenho e plano de carreira, que garantirá uma segurança nesta avaliação. Isso evitará que uma análise mal feita cause prejuízos futuros à organização.

* É necessário definir o que se pode oferecer aos demitidos. Não deve ser descartada a possibilidade de um plano de benefícios que vá além de seus direitos trabalhistas, ou ao menos um programa que assegure sua breve volta ao mercado de trabalho.

* Definir como fazer a demissão. As empresas são diferentes em suas operações, mas, em linhas gerais, deve-se levar em conta a data e hora de anunciar a demissão, principalmente em se tratando de demissões coletivas, pois isso pode interferir nos aspectos operacionais.

Não podemos nos esquecer que quando tratamos as pessoas com respeito, elas reagem com respeito. Quando tratamos as pessoas com maturidade, elas reagem com maturidade. Assim sendo, ao demitir devemos lembrar da tênue linha que separa a conduta ética da falta de consideração e profissionalismo.

Causas das demissões

Demissão é o ato de parar de trabalhar, e pode ser feito a pedido do colaborador ou pelo gestor. Alguns tipos de demissão são:

• Pedido de demissão: quando a iniciativa e do colaborador;

• Carta de demissão: quando a iniciativa é do gestor;

• Demissão por justa causa: quando o empregado demite o funcionário, através de justificativa (furto, má conduta, negligência).

No decorrer do tempo, e analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com