TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregabilidade

Exames: Empregabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Empregabilidade?

Segundo Chiavenato a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidade necessária para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.

A atualidade exige profissionais cada vez, mas preparados e conscientes de sua atuação então surge o tema empregabilidade que traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige adequação de profissional ao mercado de trabalho.

De acordo com Chiavenato o emprego esta se tornando multifuncional, flexível e mutável a tecnologia vai extinguindo ocupações e criando novos empregos, hoje não basta somente consegui um emprego é necessário assegurar a empregabilidade e manter-se empregado apesar das mudanças.

De acordo com o Chiavenato conquistar um emprego e manter-se nele requer muito jogo de cintura é preciso agregar valor e contribui para a empresa ser responsável, ser leal, ter iniciativa pessoal e ser empreendedor.

Empregabilidade é mais do que a capacidade de o indivíduo conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e conseguir promoções. É definida por Rueda, Martins e Campos (2004) como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal.

As mudanças são a maior certeza em mundo globalizado e aproximado pelas tecnologias da informação e comunicação. Para serem competitivas, pessoas e empresas precisam ser ágeis, flexíveis, versáteis, proativas, resilientes, empreender, acompanhar e promover mudanças, inovar, diferenciar-se.

CONCLUSÃO

A evolução da tecnologia gera mudanças significativas no mercado de trabalho. A Mão de obra foi substituída por robôs, e as que necessitam e capital intelectual exige muito mais das pessoas, sendo necessário o constante aperfeiçoamento. A concorrência faz com que pensemos na nossa colocação atual e futura dentro desse mercado.

Para manter-se é necessária uma reengenharia pessoal (repensar e redesenhar nossa postura no mercado), para nos sustentar diante de eventualidades. A garantia de emprego não se pode ter, mais é possível obter a garantia de manter-se ativo no mercado obtendo trabalho e remuneração. Como manter essa garantia? Construindo os pilares da empregabilidade. Como visto um estar interligado ao outro, não basta apenas trabalhar no que gosta se não e competente no que faz e não te traz retorno financeiro, nem possibilita a reserva monetária. Desenvolve-los significa obter segurança de carreira, e para isso é necessário investir em conhecimentos para seu enriquecimento profissional e mudar de acordo com o mercado. A mudança ocorre a cada instante e em todo lugar, o que resta é ter atitude e força de vontade se adequar antes que a surpresa aconteça.

Se empregável é acompanhar essas mudanças e se desenvolve com ela, para manter-se com trabalho e remuneração sempre, é buscar a todo o momento novos conhecimentos e introduzi-los como forma de renda no mercado, trabalhando seu marketing pessoal obtendo, com tudo, empregabilidade.

BIBLIOGRAFIA

http://empregabilidaderh2011.blogspot.com.br/2011/05/quais-os-seis-pilares-da.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com