TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção: ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROMOÇÃO DE CIDADANIA AO IDOSO

Trabalho Universitário: Projeto De Intervenção: ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROMOÇÃO DE CIDADANIA AO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 11

RAQUEL BONES DOS REIS

Projeto de Intervenção: ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROMOÇÃO DE CIDADANIA AO IDOSO

CASCAVEL-PR

2012

RAQUEL BONES DOS REIS

Projeto de Intervenção: ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROMOÇÃO DE CIDADANIA AO IDOSO

CASCAVEL-PR

2001

ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROMOÇÃO DE CIDADANIA AO IDOSO

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto apresenta e descreve as atividades desenvolvidas no ano de 2012 no decorrer do estágio prático de Serviço Social, na Graduação do curso de Serviço Social da UNIPAN, implementado no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) na cidade de Laranjeiras do Sul – Paraná.

Apresentando com como eixo central a questão da Assistência Social voltada ao idoso. Dessa forma pretende-se proporcionar atividades que contribuam para um envelhecimento saudável, com ênfase na autonomia e sociabilidade, fortalecimento dos vínculos familiares, a promoção do convívio comunitário e prevenção de risco social, tendo como parâmetro o Estatuto do Idoso.

A ação do profissional do Serviço Social, neste caso, compreende um plano de ação que busque promover o conhecimento dos idosos a respeito do que lhes é de direito, bem como o que é de obrigação legal da família e do Estado.

Buscou-se diagnosticar a realidade, com relação às atividades que já são oferecidas. Sabe-se que vários programas são realizados com o objetivo de promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos, pode-se citar o Programa Vida Plena, o Programa Olho Vivo, entre outros, direcionados a essa faixa etária. Tais projetos são tidos como prioridade, uma vez que sua linha de ação constitui-se no cumprimento do que expressa o Estatuto do Idoso.

Expõe-se também as justificativas acerca da importância deste projeto para a comunidade, principalmente no que diz respeito à Assistência Social colaborando para a melhoria do bem-estar da pessoa idosa.

Através da metodologia direcionada no projeto, busca-se detalhar o plano de ação, o qual envolve a realização de palestra reforçando e motivando para o cumprimento dos direitos da pessoa idosa, bem como a distribuição de folders contendo informações sobre o Estatuto do Idosos, e realização de atividades recreativas no Clube Rancho Alegre como forma de promover a interação, a socialização e de diversificar a rotina dos encontros.

Por fim, apresenta-se o cronograma das atividades, os recursos utilizados e as referências bibliográficas utilizadas.

2 .CONTEXTUALIZAÇÃO OU CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Assistência Social no Brasil tem sua origem histórica baseada na filantropia, na caridade e na solidariedade religiosa. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta surgia para a sociedade,segundo Sposati(2006), era tratada como caso de polícia e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos.

A Constituição Federal trouxe um novo conceito para a Assistência Social no Brasil. Constituindo-se no marco legal para a compreensão das transformações e redefinições históricas da assistência social no País. Em dezembro de 1993, como política social pública, a Assistência Social ingressa no campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal.

Em conformidade com a legislação ocorreu a integração do município de Laranjeiras do Sul à rede de Proteção, instituindo-se o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, sendo este órgão responsável em suas ações, às parceria com a rede de serviços socioassistenciais, buscando se integrar com outras políticas sociais, fazendo parte da rede de Proteção Social Básica. Tem como público-alvo a família e os indivíduos que vivem em condições de vulnerabilidade social, que se traduz por meio da situação de pobreza, fragilização dos vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social. Apresentando a família como foco, fazendo parte dos Serviços de Proteção Integral à Família, Geração de Trabalho e Renda, Centro de Convivência para Idoso, Serviços de Atendimento para Crianças de 0 a 06 anos e de 06 a 14 anos. Sendo nessa perspectivao objetivo primordial do CRAS, o atendimento ás famílias em situação de risco e vulnerabilidade social do município, primando pela proteção básica e a ampliação da capacidade de proteção e prevenção das situações de risco.

O CRAS de Laranjeiras do Sul atende aproximadamente 200 famílias que se encontram em vulnerabilidade social, tendo como objetivo prevenir situações de risco.

Considerando a Assistência Social, a Constituição Federal apresenta que esta será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, tendo como objetivos expressos “proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice […]” (CONSTITUIÇÃO, 1988, p. 34).

O fato de ser idoso já representa uma situação de vulnerabilidade e risco social o que remete em demandas para o assistente social, onde o seu trabalho se expressa em ações de combate a violência contra o idoso, a exclusão social, o preconceito, a discriminação. Desta forma se efetiva no trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Explorando o artigo 203 do Estatuto do Idoso, este menciona que é dever da família (em primeira instância), da sociedade e do Estado o amparo às pessoas idosas assegurando-lhes sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida, explícito também no artigo 3° - inciso I da Política Nacional do Idoso.

Neste contexto o Clube da Terceira Idade de Laranjeiras do Sul, inclui-se nos programas governamentais atendendo cerca de 120 idosos, em encontros semanais.

Levando em consideração o que prescreve o Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com