TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Trabalho Escolar: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência.

Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.

A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas que por sua vez pode ocasionar nesse âmbito.

A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver um projeto de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado, para os casos já ocorridos.

Porém, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervenção destinada a essas adolescentes, deixando clara a certeza que a ocorrência da gravidez na adolescência é relativa à ausência de educação sexual e que o apoio da família é fundamental para que estas adolescentes consigam superar toda a transformação que ocorre em sua vida.

JUSTIFICATIVA

A partir de leituras e análises de diversos materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cujo objetivo é discutir a relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social, decidiu-se pelo tema gravidez na adolescência com a finalidade de elaborar um projeto de pesquisa buscando respostas para auxiliar o profissional de serviço social no exercício de suas atribuições, ampliando assim o debate em torno de um conhecimento mais abrangente da epistemologia.

Porém para se entender as causas e consequências da gravidez precoce se fazem necessário um estudo as famílias, bem como formular políticas públicas que atendam esta classe de jovens que por sua vez falta à complexidade no entender das causas e problemas, É necessário que se promovam ações de enfrentamento destas vulnerabilidades, através da criação de espaços para a sensibilização e fortalecimento dos casos ocorridos, bem como filtrar o tipo de orientação sobre sexualidade para que a adolescente tenha confiança de expor suas dúvidas e conflitos. Chega-se a conclusão de que o conhecimento científico é de suma importância para o crescimento de uma nação e para o crescimento mundial, já que este envolve questões de ordens diversas como as questões políticas, filosóficas, éticas e econômicas.

HIPÓTESE

É necessário que se promovam ações de enfrentamento destas vulnerabilidades, através da criação de espaços para a sensibilização e fortalecimento do vínculo familiar, bem como filtrar o tipo de orientação sobre sexualidade para que a adolescente tenha confiança de expor suas dúvidas e conflitos.

 OBJETIVOS

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS.

 Caracterizar as repercussões da gravidez na vida de adolescentes e os problemas que se ocasionam nesse âmbito.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 Analisar as relações familiares da adolescente o suporte social significativo recebido e as modificações produzidas a partir da gravidez;

 Conhecer as mudanças na vida da adolescente no decorrer da gravidez;

 Identificar o projeto de vida da adolescente antes da gravidez e as modificações após a maternidade;

 Analisar o modo de conciliar maternidade à vida social;

 Identificar seus anseios e perspectivas quanto à criança que está para chegar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No Brasil existe vários focos de desigualdades, injustiça social, marginalização do indivíduo, exclusão escancarada do cidadão em relação aos direitos sociais de maneira que as ações políticas nessas áreas ainda não são suficientes para sanar ou amenizar tais questões. Sendo assim, é possível afirmar que somente com as ações do poder público isoladamente são incapazes de produzirem respostas às questões sociais recorrentes em nossa época.

Os assistentes sociais atuam no campo das políticas sociais, com o objetivo de viabilizar os direitos da população: na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho, atuando na administração dos serviços, elaboração de projetos, diagnósticos e pesquisas na área de serviço social, planejamento social, orientações individuais e trabalhos comunitários. (SILVA [ET. AL.], 2008 p. 15-16)

Nesse contexto a atuação do profissional da assistência social adquire enorme relevância na sociedade porque sua participação é profundamente enraizada em padrões éticos, com respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento coletivo.

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, promoveu-se a descentralização progressiva da gestão pública para estados e municípios. O parágrafo primeiro mostra a preocupação do Governo em relação a crianças e adolescentes visto que é dever da família, sociedade e do Estado à criação de programas assistenciais que tenham como cunho principal a prevenção, a integração e a preparação dos jovens para a vida.

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com