TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa - Catadores De Lixo

Exames: Projeto De Pesquisa - Catadores De Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO SOCIAL

6º SEMESTRE

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL, OS CATADORES DE LIXO E A SAÚDE

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................03

3. PROBLEMA DA PESQUISA................................................................................05

4. HIPÓTESE..............................................................................................................05

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................05

6. OBJETIVOS...........................................................................................................06

6.1. Objetivo Geral............................................................................................06

6.2. Objetivos Específicos.................................................................................06

7. METODOLOGIA..................................................................................................07

8. CRONOGRAMA...................................................................................................08

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................09

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................09

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar a questão da saúde dos catadores de materiais recicláveis e a atuação do assistente social como parceiro, mediador, articulador e orientador demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.

A partir de entrevistas com esses trabalhadores, se constatou que o trabalho é árduo, quase sempre pouco remunerado e que muito não são filiados a associações, portanto estão nesta luta sozinhos.

A partir de dados do IBGE e pesquisas nos registros do Departamento da cidade, há um grande número de catadores que atuam de forma esporádica e individualizada na catação de materiais recicláveis. De uma maneira geral, é sabido que a condição socioeconômica desses indivíduos é bastante instável e isto concorre para a manutenção da situação a qual se encontram. Assim, essa pesquisa se propõe a investigar os melhores métodos para organizar esse grupo e potencializar o trabalho da coleta seletiva desenvolvido por eles e, portanto melhorar também sua qualidade de vida e a saúde.

A participação do assistente social nos desdobramentos dessa temática é imprescindível porque de um lado estão os catadores (desorganizados) e o trabalho da coleta seletiva; do outro lado está a população local e a possibilidade de atraí-la para esse trabalho; num outro plano o poder público local e a dificuldade da gestão do lixo. Assim, esse profissional tem nessa conjuntura a oportunidade de ser mediador do processo de interação entre os atores locais.

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente há uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por violência, fome, desabrigo, desemprego, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passe a atuar buscando a efetivação de ações que amenizem para essas questões, através de propostas de políticas públicas e campanhas de conscientização de toda a população.

No caso da cidade de Promissão a situação dos catadores é muito complicada, pois a coleta é feita de forma aleatória, desorganizada e muito sacrificada. Não há associação ou cooperativa, o que representaria possibilidades de melhor representação e organização para o grupo.

Na sua maioria esses trabalhadores são homens, mas também, é visto um número considerável de mulheres o que é uma preocupação, pois se sabe que muitas vezes as crianças ficam em casa sozinhas.

Esse tema é o objeto de estudo da presente pesquisa e propõe o assistente social como investigador, interlocutor e orientador de uma possível compreensão e esclarecimento das causas envolvidas nesse processo.

Nesse sentido, a pesquisa busca esclarecer se a existência de uma cooperativa ou associação seria significativa e coerente para atender as necessidades de organização e melhor lucratividade para os catadores.

É preciso considerar também que o município iniciou recentemente um plano de gestão dos resíduos sólidos urbanos, e que ainda é muito pouca a contribuição da população para a coleta seletiva, o que ainda não proporciona uma forma de disposição final adequada para o lixo, e as políticas sociais voltadas para os catadores são visivelmente inexistentes.

Essa situação legitima a importância e a relevância desse projeto de pesquisa que ora se apresenta com a proposta de analisar, entender e contribuir para com a compreensão dessa temática. É preciso destacar ainda, que a problemática do lixo não é um assunto isolado e/ou de escala local, sua abrangência não se restringe somente aos grandes centros urbanos onde se concentram problemas como a poluição, falta de saneamento, dentre outros.

Ao Assistente Social é proposto o desafio de conciliar a temática social, à ambiental e à saúde. Trabalhar na organização da coleta seletiva ao mesmo tempo em que se preocupa com a condição social dos catadores, promover o diálogo sobre o assunto ao mesmo tempo em que pensa a questão ambiental da cidade. Proporcionar um trabalho digno, que leve sustento a casa e que mantenha a saúde do trabalhador.

Nessa perspectiva a existência de uma associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com