TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Vida

Artigo: Projeto De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

AULA-TEMA 02: Cultura

TAREFA: Em grupo, deverá ser desenvolvida uma pesquisa social a respeito da sociedade brasileira e seus principais elementos formadores. O propósito da atividade é uma reflexão sobre os principais traços culturais, as origens e formação do povo brasileiro e características marcantes da identidade brasileira.

Passo 1: No Fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o grupo deverá discutir o que se poderia definir como sendo a Cultura Brasileira e o que se poderia definir como ser brasileiro. As discussões deverão também questionar se existiria uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro.

Pesquisa – Kátia Konno: Estamos acostumados a falar em cultura brasileira, assim, no singular, como se existisse uma unidade prévia que aglutinasse todas as manifestações materiais e espirituais do povo brasileiro. Mas é claro que uma tal unidade ou uniformidade parece não existir em sociedade moderna alguma e, menos ainda, em uma sociedade de classes. Talvez se possa falar em cultura bororo ou cultura nhambiquara tendo por referente a vida material e simbólica desses grupos antes de sofrerem a invasão e aculturação do branco. Mas depois, e na medida em que há frações do interior do grupo, a cultura tende também a rachar-se, a criar tensões, a perder a sua primitiva fisionomia que, ao menos para nós, parecia homogênea.

A tradição da nossa Antropologia Cultural já fazia uma repartição do Brasil em culturas aplicando-lhes um critério racial: cultura indígena, cultura negra, cultura branca, culturas mestiças.

Uma obra excelente, e ainda hoje útil como informação e método, a Introdução à antropologia brasileira, de Arthur Ramos, terminada em 1943, divide-se em capítulos sistemáticos sobre as culturas não européias (culturas indígenas, culturas negras, tudo no plural) e culturas europeias (culturas portuguesa, italiana, alemã...), fechando-se pelo exame dos contatos raciais e culturais.

Os critérios podem e devem mudar. Pode-se passar da raça para nação, e da nação para a classe social (cultura do rico, cultura do pobre, cultura burguesa, cultura operária), mas, de qualquer modo, o reconhecimento do plural é essencial.

Fonte: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.308-345: Cultura brasileira e culturas brasileiras. Disponivel em: http://www.cdrom.ufrgs.br/bosi/bosi.pdf. Acesso: 21 out 2013.

O conceito de cultura carece de definição nítida devido a numerosas aceitações, utilizações do termo e perspectivas de análises. É uma situação assinalada por muitos autores (Laraia, 1986; Arantes, 1990; Santos, 1997) e, aliás, não específica à cultura: a língua (Rajagopalan, 1998: 22) ou o tempo (Bornheim, 1992: 103) também sofrem desse defeito. Resulta a confusão semântica das palavras mais habitualmente usadas e a opacidade dos conceitos que elas pretendem representar ou ilustrar. Como disse Clifford Greetz, seria mister “diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo num instrumento mais especializado e mais poderoso teoricamente” (Apud Laraia, 1986:28). Sem chegar a esse ponto, propomos aqui, de maneira sucinta, nossa percepção da cultura.

Essa definição aproxima-se do conceito de cultura de Ruth Benedict ou Leslie White, que consideram “a cultura de um povo como um todo” (White, 1978:132). Implicitamente, ela envolve a hiperclássica definição de Tylor (1871), talvez mais concisa mas menos sistematizada: “este conjunto complexo que inclui conhecimentos, crença, arte, moral, lei, os costumes e várias outras aptidões adquiridas pelo homem como membro de uma sociedade” (White, 1987:40; Laraia, 1986:25; Cuvillier, 1975:1). Ela se combina também com a outra definição de Durkheim (1912): “A cultura é um processo interativo, composto de traços culturais que interagem uns com os outros, formando novas permutações, combinações e sínteses. Eles [os fatos sociais, os traços culturais] atraem-se uns aos outros, repelem-se, dividem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com