TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Posto Dorense

Ensaios: Projeto Integrador Posto Dorense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  4.305 Palavras (18 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios muitas decisões que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa são tomadas. Para que tais decisões sejam tomadas de forma mais acertada é imprescindível que os gestores das organizações tenham à disposição as informações necessárias, dando mais racionalidade ao processo.

As demonstrações financeiras são os instrumentos utilizados pela contabilidade para realizar essa exposição a respeito da situação econômico-financeira da empresa e prover aos diversos usuários internos ou externos as informações que servem de base para a tomada de decisões.

A análise das demonstrações financeiras é uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa visando extrair informações para obter um diagnóstico sobre a situação econômica e financeira da mesma. Quando são analisadas, as demonstrações contábeis e financeiras de uma empresa passam a ter valor como informação e deixam de ser apenas uma reunião de dados. Tendo em vista um perfeito diagnóstico econômico e financeiro de uma empresa será necessário outros estudos, além do estudo dos de seus demonstrativos contábeis.

Outro aspecto importante é analisar diversos índices relativos com relação aos dos exercícios anteriores e também compará-los com os índices de concorrentes do mesmo porte ou mesmo ramo no mesmo período de tempo.

O que vem sendo observado nas demonstrações financeiras é que algumas delas continuam a desenvolver práticas que não correspondem à expectativa do desenvolvimento dos negócios e ao da empresa. Isso revela uma despreocupação por parte do gestor em relação ao conhecimento do patrimônio e às demonstrações da empresa, quesitos considerados muitas vezes não tão importantes por tal, atitude que pode ocasionar, mais tarde, a falência da empresa.

Segundo Ribeiro (1999, p. 40), “Demonstrações Financeiras são relatórios ou quadros técnicos que contém dados extraídos dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de uma entidade.”

Conforme Silva (2007, p. 68), “Um dos principais objetivos da análise financeira é o fornecimento de subsídio para a tomada racional de decisão de concessão de crédito e de investimento, a partir de informações de boa qualidade”.

Neste Projeto Integrador iremos abordar esse assunto com o intuito de aperfeiçoar nossos conhecimentos através de suas estratégias de ensino/aprendizagem que objetiva proporcionar a interdisciplinaridade dos temas abordados nos módulos. O Projeto é um instrumento de integração entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que proporcionará contato com as demandas de todos os setores. O processo de construção do Projeto fornece subsídios para a avaliação das competências relacionadas ao perfil profissional do módulo e seus resultados são acrescidos para avaliação final do educando.

O objeto de estudo será a empresa Transportadora e Distribuidora de Combustíveis Indaiá Ltda. que foi fundada na cidade de Dores do Indaiá – MG na data de 28/01/1974 com a denominação Posto Indaiá, tendo como nome fantasia Posto Ipiranga e seu Fundador foi o Sr. João Joaquim Filho, pai de um dos atuais sócios. O Sr. João instalou seu estabelecimento em um ponto estratégico, pois já haviam outros cincos postos de gasolina, mas nenhum que atendesse a região leste da cidade, localizando-se na saída para Quartel Geral e Abaeté onde não existe outro posto nos próximos 30 km.

O fundador retirou-se da sociedade em 1994, passando a direção para seu filho mais velho, Carlos Joaquim da Silva e ingressando na sociedade o Sr. Manoel Felipe da Silva. Os mesmos continuam na direção do Posto. A Transportadora e Distribuidora de Combustíveis Indaiá Ltda usou a bandeira Ipiranga até o ano de 1995, já no ano seguinte passou a usar a bandeira Petrobrás. Além da venda de gasolina, diesel e etanol, a empresa atualmente trabalha com óleos lubrificantes e gás de cozinha.

1.1 PROBLEMA

Essa pesquisa tem como problema: analisar como a análise das demonstrações financeiras podem contribuir para a avaliação econômica e financeira da uma empresa?

1.2 OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais indicadores financeiros utilizados no processo de análise.

1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO

1º Conhecer os principais indicadores.

2º Levantar as demonstrações financeiras da empresa.

3º Conhecer a estrutura da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 POSTOS DE COMBUSTIVEIS

Setor da economia: Terciário

Ramo de atividade: Prestação de Serviços

Produtos ofertados/produzidos: abastecimento de veículos troca de óleo etc.

Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado a função de ser apenas um ponto de abastecimento. Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando diversos serviços e com uma completa infraestrutura para atender às necessidades dos clientes.

2.2 CONCEITO DE ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA

Segundo Gitman (1997), a administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode

ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em

conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.

carvalho, P. (1999, 01). CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

2.3 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Fonte

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com