TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I

Ensaios: Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO

Um projeto envolve certas atividades voltadas para objetivos bem claros, e seu resultado deve estar disposto de maneira que o projeto tenha fases de início, desenvolvimento e encerramento bem definidos.

Podendo ser transdiciplinar ou multidisciplinar, formando uma série de atividades articuladas em uma sequência de fases. Segundo Hernández(1998 p.62) os projetos constituem um “lugar”, entendido como uma dimensão simbólica que pode permitir:

1. Aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção de sua personalidade.

2. Revisar a disposição do currículo por disciplinas e a maneira de situá-lo no tempo e no espaço escolar.

3. Levar em conta fatores que acontecem fora do âmbito escolar, as transformações sociais e nos saberes, a enorme produção de informação que caracteriza a sociedade atual, e aprender a dialogar de uma maneira crítica.

Construção de um projeto escolar:

• Definir um tema principal, o qual será o motivo do estudo, em segundo plano elaborar atividades que despertem a curiosidade nos alunos.

• Justificativa, analisar o problema ou situações em que o tema seria bem aplicado.

• Planejar as ações, organizar estratégias e definir alternativas de ação. Deve conter todas as etapas da confecção do projeto.

• O sistema prático a ser usado, devidamente especificado.

O grupo deve identificar e discutir temas e planos de ação. Definir a sequência das diferentes atividades ou etapas, bem como a duração de cada uma.

Socializar com periodicidade os resultados obtidos nas investigações, os mesmos devem ser mostrados, aos colegas, a outras turmas da escola, ou mesmo a comunidade, como a organização de debates, palestras, seminários, feiras de ciências abertas à comunidade, além da produção de murais informativos nos pátios.

O grupo também deve estabelecer entre si, os critérios de avaliação de cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários. Fazer o fechamento do projeto com uma apresentação final, como por exemplo, uma exposição, peça teatral, etc.

Esses passos são importantes para o resultado final, possibilitando outros projetos. O tema do projeto deve dar a visibilidade de questões que não são frequentemente vivenciadas em sala de aula. As disciplinas passam a ter uma intercomunicação maior, sem paralelos, e contribuem para o conhecimento geral do aluno.

Na construção de um senso crítico por meio de um projeto escolar, o aluno entrará em contato com um conteúdo diferenciado. Promovendo a conscientização do aluno para que ele possa construir seu conhecimento em diversas áreas do saber.

O projeto escolar possibilita ao aluno e professor entender qual o papel de um estudante e do atuante, possibilitando a ambos, o desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas durante todo o seu processo acadêmico e social. Entendendo que a educação é um processo de autonomia que se dá através da reflexão, do envolvimento dos conhecimentos das diversas áreas da educação e do saber.

Um projeto é capaz de formar indivíduos com capacidade intelectuais críticas, autônomas e participativas.

A seguir, veremos alguns projetos escolares que deram certo.

“O primeiro colocado na categoria Ensino Fundamental foi um projeto de conscientização sobre o consumo de água e energia elétrica, desenvolvido pela Escola Municipal Benno Breuning, de Venâncio Aires. Os estudantes fizeram visitas às residências para orientar a comunidade sobre o assunto.” (O Prêmio Construindo a Nação é uma iniciativa do Sesi-RS, em parceira com a Confederação Nacional da Indústria e com o Instituto Cidadania Brasil).

“A escola municipal Benedicto Carlos Freire, de Iracemápolis, participa do Projeto de Meio Ambiente da ArcelorMittal (PAMMA) desde o ano de 2008, destinado a estimular os estudantes a desenvolverem uma visão mais ampla da questão ambiental. Neste ano, a escola desenvolveu o projeto com o envolvimento de toda equipe escolar, comunidade, empresários e vereadores, vencendo novamente a etapa regional na Unidade de Piracicaba, em primeiro lugar no Estado e quinto lugar na categoria Nacional.

“A Escola Estadual Ana Chaves, no município de Campina Verde, conquistou o primeiro lugar com o projeto ‘Lixo em defesa da Vida’. As duas turmas da escola que participam do Proeti desenvolveram diferentes ações em defesa do meio ambiente. 'Além de palestras sobre a importância do meio ambiente, os alunosparticiparam de uma trilha ecológica e fizeram sabão e detergente a partir da reutilização de óleo de cozinha', conta a supervisora da escola Algenira Aparecida da Silva. O sabão feito pelos alunos e distribuído para a comunidade”.

“Com o projeto “Viveiro Escolar de Mudas Nativas do Cerrado”, a Escola Estadual Dom Domingos Carrerot de Porto Nacional conquistou o 1º lugar regional, no concurso Prêmio Tocantins Sustentável, edição 2011, e continua concorrendo ao prêmio estadual”

Projeto

Nome do Projeto: Ajude o Planeta

Público alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes.

Cronograma: Durante o terceiro bimestre.

Apresentação: Como ser humano, muitas vezes temos ações que prejudicam a natureza, que raramente são percebidas a curto prazo. Fatos corriqueiros que se transformam em hábitos e tomam proporções alarmantes. É necessária uma percepção maior do dano causado pelo homem, este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com