TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto indústria nacional de alimentos

Tese: Projeto indústria nacional de alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

2 Apresentação da Empresa

2.1 O inicio – década de 40

Criada em 1944, a Sadia tornou-se referência de excelência na indústria de alimentos nacional.

A S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada de Sadia a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA.

Attilio Fontana criou a Sadia em 1944. No começo, ele só tinha um pequeno moinho e um frigorífico inacabado. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico. Em 1946, ele já abatia mais de 100 suínos por dia.

Com o avanço industrial do País, os padrões de consumo começaram a mudar e a empresa precisou ajustar-se ao mercado. Em 1947, a Sadia virou marca registrada e abriu uma distribuidora em São Paulo. Foi o passo inicial para conquistar o mercado nos anos 50.

2.2 Década de 50

A década de 50 marcou o Brasil por um acelerado processo de industrialização.

Embora a Sadia já tivesse fincado sua bandeira nesse mercado, aumentava o desafio de transportar produtos perecíveis que vinham de Concórdia. Afinal, não existiam caminhões frigoríficos, as estradas eram precárias e as viagens demoravam.

A solução encontrada foi o transporte aéreo. Em 1952, a empresa arrendou um avião da Panair para levar produtos para as duas grandes capitais do sudeste. Era a época do slogan “Pelo ar, para seu lar”, que ajudou a impulsionar as vendas e popularizou os produtos Sadia.

Em 1953, com apenas nove anos de existência, a Sadia inaugura seu "front" industrial na capital paulista - o Moinho da Lapa S.A, a primeira unidade fora de Concórdia. Foi com essa iniciativa estratégica que a empresa começou a projetar sua visibilidade e credibilidade empresarial.

2.3 Década de 60

Na década de 60, o Brasil atravessou diversas dificuldades.

Nessa década iniciou a avicultura integrada em Concórdia, aumentando seu desempenho em criação e abate de frangos. O processo que havia começado de maneira experimental em 1956, doze anos depois, atingia 1 milhão de frangos abatidos.

Em 1964, a Sadia inaugurou, em São Paulo, a Frigobrás - Companhia Brasileira de Frigoríficos, primeira indústria de carnes e derivados fora de Concórdia.

Em 1967, com depósitos em toda a Região Sul e escritórios comerciais em diferentes cantos do País, a empresa cria a Sadia Comercial Ltda., responsável pela venda e distribuição dos produtos no Brasil.

2.4 Década de 70

Em 1971, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a abertura do capital da empresa, com o lançamento de ações na bolsa e a mudança da razão social. A antiga S.A. Indústria e Comércio Concórdia deu lugar à nova Sadia Concórdia S.A. Indústria e Comércio, controladora de um grupo de cinco empresas do setor agroindustrial e comercial.

Em 1973, entrou em operação a Sadia Avícola S.A., em Chapecó, SC, especializada na produção e abate de perus.

No final da década de 70, a empresa atinge um extraordinário crescimento, com diversas operações, plantas industriais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de uma vocação exportadora consolidada.

2.5 Década de 80

Em 1980, nasce a Sadia Trading, responsável pelas vendas no exterior. No mesmo ano, as exportações ultrapassam os US$ 100 milhões, o negócio conquista o Extremo Oriente, Japão e Hong Kong e, o que é surpreendente: o quibe Sadia passa a ser consumido pelos árabes.

Em 1988, a empresa ultrapassa US$ 1 bilhão de faturamento, sendo responsável por 16,7% da produção brasileira de aves e liderando o segmento. No ano seguinte, a Sadia perde seu fundador, Attilio Fontana, um dos grandes empreendedores do século XX.

A companhia fecha a década exportando para 40 países e posiciona-se entre os maiores exportadores brasileiros.

2.6 Década de 90

Já no começo da década, a empresa abre filiais comerciais em Tóquio, Milão e Buenos Aires. Um ano depois, visando estabelecer um posto de observação no mercado chinês, inaugura em Pequim a Churrascaria Beijing Brasil. Em 1996, com os olhos no Mercosul, abre uma central de armazenagem e distribuição em Buenos Aires.

os anos 90 foram marcados por conquistas relevantes do ponto de vista empresarial, comunitário e ambiental, levando em conta o desejo da Sadia de se tornar cada vez mais responsável.

2.7 Década de 2000

Logo no início da década, em 2001, a Sadia lançou na Bolsa de Nova York seus ADRs - American Depositary Receipts - para aumentar sua visibilidade e permitir que investidores estrangeiros pudessem adquirir seus títulos. No mesmo ano, também aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo.

Em 2001 e 2003, foi eleita a marca mais valiosa do setor de alimentos no Brasil pela consultoria inglesa Interbrand.

Em 2009, a empresa associou-se à Perdigão, dando origem à BRF. Hoje, a Sadia compõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com