TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos na cidade de Francisco Beltra

Trabalho acadêmico: Projetos na cidade de Francisco Beltra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Neste projeto na cidade de Francisco Beltrão, é uma cidade localizada no sudoeste do Paraná, município com aproximadamente 85 mil habitantes. O município possui população potencialmente usuária da assistência social com renda de até dois salários mínimos. A zona urbana foi formada desde o início por família numerosas vindas da zona rural, sem escolaridade básica , sem preparação mão- de –obra especializa da, sem recursos próprios, em busca de renda para sustento de sua família. Desprovidos, se instalaram- invadiram –áreas sem saneamento básico , se submeteram a condições precárias- barracos pequenos com material precário, ou pagam por aluguéis exorbitantes em “casas” localizadas nestas áreas ou em bem localizadas mas com imóvel sem adequação básica para moradia- onde a possibilidade de vida digna, realização do sonho de uma “vida melhor”, de ganho rápido , ficou ainda mais distante, buscam o sustento através de trabalhos informais , sem garantias trabalhistas, e continuidade de trabalho. Em consequência, as crianças e jovens também participam deste processo deixando usufruírem dos seus direitos quando a participação em escolas regulares, contra turnos sociais, alimentação adequada, moradia, lazer, ECT.

Por estas famílias que compõe este perfil a construções de moradias dignas, estruturadas, onde elas poderão serem instaladas e encaminhadas a conquista da reestruturação da auto estima, auto confiança , conquista de um emprego melhor, e principalmente, poderão também dar os primeiros passos a caminho da “liberdade da discriminação e preconceito” da localidade e classe social que enfrentam neste momento.

Esta ação deve-se amenizar e até solucionar parte de alguns dos problemas enfrentados por este grupo na condição que se encontra atualmente, promovendo, oportunidades ao grupo qualidade de vida e “justiça social”.

DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

A habitação é um problema em nossa cidade?

OBJETIVO GERAL:

O desenvolvimento da comunidade e suas necessidades básicas, incentivando atividades produtivas da geração de renda e desenvolvimento social, oferecendo informações e condições necessárias à boa convivência do grupo. Além de estar oportunizando a aquisição da boa qualidade de vida e uma moradia ou “habitação”.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Presta atendimento de caráter sócio educativo, através de atividades produtivas, recrearias culturais, associativas educacionais, e assistências. Levando em considerações seus interesses e habilidade.

• As famílias em estado de carência econômicas ações necessárias ao atendimento de suas necessidades básicas.

• Ações de apoio e orientações sistemáticas e estas famílias, assegurando a convivência familiar e comunitária.

• O desenvolvimento humano individual, visando a melhoria da qualidade de vida e melhoria da qualidade de vida na habitação e a promoção de seu desenvolvimento social.

• Resgatar valores morais, culturais e éticos, visando a promoção e interação familiar e o fortalecimento dos vínculos familiares ECT.

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto justifica-se pela necessidade de pesquisar a qualidade básica de vida; isto se deve a vários motivos, os quais já foram citados anteriormente dos fatores, que é a desestrutura familiar.

A moradia ou habitação, é um bem econômico, que reestrutura a família, facilitando até mesmo a conquista de um emprego, e da autoestima da pessoa.

Estas famílias não possuem nem mesmo uma moradia decente, digna, limpa, com espaço suficiente para os membros que ali moram. ““Se submetem a todas as consequências climáticas por estarem residindo em árias únicas, entre matas de proteção, beiras de rios, barrancas, sem pavimentação, usufruindo dos recursos básicos de forma” clandestinas” – o que não lhe permitem e uso normal e adequado.

Ve – se que com tudo, as famílias não adquiriiram ou perderam noção de mander uma casa em condições desentes por estarem totalmente desprovidas dos recursos, conhecimentos, orientações. Convivem juntamente com animais domésticos de grande porte inclusive, com inadequações na estrutura física as quais oferecem riscos a família.

METODOLOGIA

“Os direitos humanos, entendidos como expressão da dignidade, liberdade e igualdade humana, não estão limitados á esfera política das relações sociais. A dignidade da pessoa humana compreende um complexo de direitos civis, políticos, econmicos, sociais, e culturais que se projetam sobre as relações que homens e mulheres estabelecem no convívio social. A organização social e cultural, política e econômica deve tender para a promoção da pessoa humana, para a efetivação das condições mínimas exigidas palio respeito á dignidade dos homens e mulheres.” (Paulo Freire)

Baseando-se nesta teoria a metodologia será utilizada neste projeto de habitação , o qual será inserido , posteriormente serão ministradas palestras, dinâmicas de grupos, orientações práticas de acordo com o perfil diagnosticado das famílias. Buscando orientações gerais, informações, socioeconômico, estimulando a ampliação de horizontes, busca pelo crescimento pessoal e profissional, contribuindo com a melhor atuação com o individual e em grupo na sociedade.

As diferenças de origem e de situação de classe. Há ainda outro critério de diferenciação: o local de moradia. (habitação) Tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para o lazer e uso do tempo livre. Tudo isso e muito mais, a moradia(ou habitação), e essencial para uma vida digna.

Se hoje fica cada vez mais evidente que as políticas públicas para a moradia não podem se justificar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com