TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Durkheim O Suicídio

Por:   •  25/4/2022  •  Abstract  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

 Faça uma apresentação do conceito de “fato social” tal qual proposto por Durkheim.

        O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir coletivos, que uma determinada sociedade gera para um indivíduo, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem, uma realidade sui generis. Só que nem tudo o que é realizado pelo indivíduo pode ser considerado um fato social, porque para que seja um, deve atender a três conceitos estipulados por Durkheim: generalidade, exterioridade e coercitividade. E Durkheim dizia que “o homem é uma animal que só se humaniza pela socialização”. Um exemplo de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitividade), porque ela já tem uma existência imposta anteriormente aos membros da sociedade antes deles a integrarem (exterioridade) e é um fator que ocorre na totalidade da sociedade (generalidade).

        A Exterioridade consiste a algo fora da consciência do indivíduo, uma vez que ao nascer ele encontra uma sociedade padronizada, organizada, com leis, padrões (estéticos, culturais e etc.), uma economia já montada e baseada em um sistema, e esse indivíduo deve aprender como essa sociedade funciona para assim ser inserido nela, exemplo disso são as leis, pois se um indivíduo não cumprir, ele é retirado da sociedade.

        Por sua vez a Coercitividade está relacionada a força, ao poder, onde os padrões culturais de uma determinada sociedade são impostos para os indivíduos que nela habitam, e tem o papel de obrigá-los a cumprir as regras impostas, a escola é um exemplo disso, pois ela introduz o aspecto da sociedade para o indivíduo, por meio da educação, outro exemplo disso seria os padrões estipulados por uma sociedade, seja esses padrões de beleza, culturais, artísticos, e etc., que alienam o indivíduo a segui-lo.

         Já a Generalidade é o coletivo do meio social, da sociedade, de todos os indivíduos, ou de um determinado grupo, ou seja, os fatos socias são coletivos, as realidades são coletivas, exemplo disso é a escola, visto que quase todos que fazem parte da sociedade passaram pela escola, e um exemplo disso dentro de um grupo, pode ser as torcidas de futebol ou um fã clube de um determinado(a) artista, pois tem um interesse em comum para todos que constituem esse grupo.  

        Quando um indivíduo vai de encontro as normas e regras socias, existem dois pontos que geram uma consequência para esse indivíduo, que são as Sanções Jurídicas e Morais, a primeira consiste no aspecto de leis, dentro da exterioridade, a segunda é vista como algo que vive dentro da consciência do indivíduo, algo no qual ele carrega dentro de si e convive consequentemente.

        

Para Durkheim existem dois tipos de fatos socias: normais e patológicos. Os Normais estariam dentro dos padrões da sociedade, no limite da aceitação, sendo esses duráveis, de agregação social e dentro do conceito de Coesão Social, já os Patológicos partem de encontro aos normais, sendo assim, fora dos limites, transitórios, dentro de um aspecto de desagregação social, produzindo uma Anomia Social.

Para termos uma Coesão Social, devemos indagar que a sociedade deve ser idealizada como um corpo, e para funcionar é necessário que todos os órgãos estejam em plena adequação, esses órgãos são os indivíduos, e quando esse corpo está dentro de uma harmonia, ele resulta numa solidariedade social para os membros de um determinado grupo. No caso de uma Anomia Social, se dá quando um determinado indivíduo foge do padrão, onde ele comete uma fuga da lógica imposta, comete um desvio da curva.

Por fim, Durkheim evidencia que o conhecimento científico é objetivo, desde que não haja uma interferência nas crenças e valores por parte do Pesquisador, isso quer dizer que, para um conhecimento ser objetivo, deve vir por parte do Pesquisador uma Neutralidade, que por sua vez esse é um dos pressupostos do positivismo científico.

        

 Discuta a relação entre Suicídio e Sociedade segundo Durkheim.

        Para Durkheim o suicídio está diretamente ligado a sociedade, visto que na construção do seu livro “O Suicídio”, o mesmo apresenta três variações distintas da forma de execução de um suicídio, porém com todas elas ligadas a sociedade, e visto por ele como um ato/atitude/ação executado pela vítima de forma consciente e elaborada, que resulta em sua morte, ele chega a conclusão de que os números de suicídios de uma determinada sociedade sempre irão se manter dentro de um padrão, ou seja, sempre irá manter uma regularidade, o que faz ele compreender que no próximo ano irá morrer x pessoas e no próximo x ou algo bastante próximo e assim sucessivamente, o que o faz relacionar o suicídio como algo que pertence a sociedade e não apenas para quem o cometeu, e são os seguintes tipos de suicídios: egoísta, altruísta e anômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com