TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Civil - Direito De Família

Artigo: Prática Civil - Direito De Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  10.173 Palavras (41 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 41

DIREITO DE FAMÍLIA

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA A ELABORAÇÃO DAS PEÇAS

1) Cuidados com o vernáculo:

Usar linguajar jurídico e demonstrar técnica profissional, pois é isso que o exame exige. Esta técnica, se demonstra expondo as idéias de forma clara e conduzindo-as adequadamente, de modo a convencer quem estiver lendo a peça a acatar a tese.

2) Cuidados com a estética:

a) Margens: devem ser justificadas (como no computador), evitando desestruturar a peça;

b) Higiene: a limpeza da prova faz muita diferença; “branquinho” é proibido. Sendo assim, cautela nas correções e cuidado com muitos riscos;

c) Fazer os destaques em letra maiúscula, a letra de forma só deve ser usada, quando tiver a intenção de destacar, ou de tornar sua letra legível;

d) As regras da gramática devem ser respeitadas, para que não haja descontos;

3) Cuidados com a estrutura da peça:

3.1) Toda petição possui:

a) Endereçamento;

b) Preâmbulo;

c) Narrativa dos fatos;

d) Embasamento jurídico do Direito;

e) Doutrina;

f) Jurisprudência;

g) Pedido

3.2) Utilize a terminologia adequada para cada peça (apelante, embargante, recorrente, paciente, agravante etc).

3.3) É proibido inventar dados para o problema, jurisprudência ou qualquer informação que não seja correspondente ao informativo da proposta;

4) Questões objetivas:

A resposta para as questões objetivas encontra-se no material autorizado para consulta, pois em regra são perguntas que exigem disposição para encontrá-las segundo os ensinamentos da doutrina. Responda sempre com objetividade, não se esquecendo de indicar o fundamento jurídico.

PETIÇÃO INICIAL

A petição inicial é a peça processual com que o Autor/Requerente exerce o seu direito subjetivo de ação, dando, portanto, início ao processo. É pela petição inicial que se dá a provocação da jurisdição. A doutrina classifica a petição inicial como o ato mais importante da parte. O Código de Processo Civil, em seu artigo 282 traz os requisitos da petição inicial, a saber:

I – Juiz a quem é dirigida;

Autor

II – Nome e qualificação {

Réu

Remota

III – Os fatos e os fundamentos do pedido – causa petendi {

Próxima

IV – O pedido e suas especificações;

V – O valor da causa;

VI – As provas;

VII – O Requerimento de citação do réu.

Em relação a causa de pedir – causa petendi – o Código de Processo Civil adotou a chamada Teoria da Substanciação, ou seja, o autor deve expor na petição inicial tanto a causa petendi remota quanto a causa petendi próxima.

Nesse sentido, a causa de pedir remota é o fato que dá origem ao conflito de interesses, advindo daí o direito subjetivo ao lesado de provocar a jurisdição. É a proteção ao bem maior da vida. Já a causa de pedir próxima é a providência jurisdicional pretendida, ou seja, a obtenção de uma tutela condenatória, declaratória ou constitutiva. Exemplos:

Causa Remota – Origem do crédito

Ação de Cobrança {

Causa Próxima – O pagamento

Causa Remota – O vício do contrato

Anulação por vício {

Causa Próxima – A anulação por vício

Quando a parte expõe na petição inicial a causa de pedir remota e a causa de pedir próxima a mesma formula, em conseqüência desta, um pedido, que em regra deve ser certo, advindo então o chamado pedido mediato e pedido imediato. Exemplo: 1) Causa de pedir remota: A celebração de um contrato com vício; 2) Causa de pedir próxima: proteção jurídica ao reconhecimento da anulação do contrato por vício; 3) Pedido mediato direito a anular o contrato viciado e 4) Pedido imediato: a declaração da nulidade do contrato.

Despacho Liminar da Petição Inicial

A petição inicial deverá atender aos requisitos do artigo 282 e 283 do Código de Processo Civil e caso não atenda à estes requisitos, o juiz deverá assinalar o prazo de 10 (dez) dias par que o autor emende a petição inicial, adequando-a aos requisitos dos artigo mencionados.

Caso o autor deixe de fazer a emenda da inicial no prazo mencionado, a petição inicial será indeferida, artigo 295 do Código de Processo Civil, com a conseqüente extinção do processo sem resolução do mérito, proferindo sentença terminativa Contudo, se a petição inicial estiver em ordem, o juiz profere juízo positivo de admissibilidade e mandar citar o réu.

DICAS PARA DESENVOLVER UMA BOA ARGUMENTAÇÃO

Para alcançar a aprovação é importante que você desenvolva uma argumentação clara, lógica e convincente. Lembre-se que o objetivo de toda petição é convencer o julgador a deferir o seu pedido. Como conseguir isto? É fácil. Siga as dicas:

1) Elabore parágrafos curtos. Não existe regra com relação à quantidade de linhas que o parágrafo deve conter, mas o ideal é que você desenvolva a idéia sem ser prolixo.

2) Cada idéia que for introduzir no texto, inicie um novo parágrafo. Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com