TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto

Casos: Pré Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DESIGN GRÁFICO NOTURNO

ÍTALO BARBOSA DOS REIS

LUCAS GUIMARÃES RAMOS DO PRADO

REINALDO SOARES DE OLIVEIRA

TAMARA GUIMARÃES SILVA

MERCADO DE TRABALHO: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO DESIGNER DISCENTE NA ELABORAÇÃO DE SEU PORTFÓLIO, PARA APRESENTAR-SE AO MERCADO DE TRABALHO?

BELO HORIZONTE,

2013

ÍTALO BARBOSA DOS REIS

LUCAS GUIMARÃES RAMOS DO PRADO

REINALDO SOARES DE OLIVEIRA

TAMARA GUIMARÃES SILVA

MERCADO DE TRABALHO: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO DESIGNER DISCENTE NA ELABORAÇÃO DE SEU PORTFÓLIO, PARA APRESENTAR-SE AO MERCADO DE TRABALHO?

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia de Pesquisa do curso de graduação em Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Professor responsável: prof. Renato Silva

BELO HORIZONTE,

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA 3

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3

1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3

1.4 OBJETIVOS 3

1.4.1. OBJETIVO GERAL 3

1.4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4

1.5 HIPÓTESES 4

1.6 JUSTIFICATIVA 5

3. METODOLOGIA 7

9. CRONOGRAMA 8

1 INTRODUÇÃO

Um portfólio é a junção dos trabalhos realizados e trajetória vivida do estudante/profissional. Quando bem feito e organizado o portfólio pode funcionar como a ‘’porta de entrada’’ no mercado de trabalho. Pois é a forma que um cliente ver e analisar o seu trabalho com que se apresenta pode acabar valorizando ou desvalorizando a visão que uma empresa ou grupo possa ter do mesmo. O portfólio expressa a forma e a maneira que o designer elabora seus projetos os põem em pratica e os finaliza. Mostra também suas habilidades e criatividade, pois contem os seus melhores trabalhos.

1.1 TEMA

A importância do Portfólio, para a vida acadêmica e profissional de um design.

Problemas enfrentados e falta de informações a respeito.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Dificuldades encontradas por designs para elaborar um portfólio.

1.3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais as dificuldades encontradas por designers graduandos e recém-graduados no ato da elaboração do portfólio visando a inserção no mercado de trabalho

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Identificar as principais dificuldades encontradas por designers graduandos e recém-graduados no momento da elaboração do portfólio visando a inserção no mercado de trabalho.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Recolher depoimentos de designers graduandos e recém formados a cerca das dificuldades encontradas na formulação do portfólio.

• Recolher depoimentos de empregadores – donos de estúdios de design – a cerca dos pontos que, na opinião deles, caracterizam um bom portfólio.

• Descrever o mercado de design brasileiro e as dificuldades encontradas para aqueles que nele desejam se inserir do passado até a atualidade.

1.5 HIPÓTESES

Apresentar-se ao mercado de trabalho ao final de um curso universitário, tornou-se o principal desafio para os discentes. No que pese o acesso as tecnologias multimídia, que propiciam uma exposição do profissional e seu portfólio ao mercado de forma contundente, percebe-se que as dificuldades muitas vezes convertem-se em o que e como apresentar.

Estariam as Universidades preparando os alunos para serem designers, esquecendo-se de prepará-los para como ser um designer?

Considerando que, uma vez inserido no mercado de trabalho, o designer atua como um catalisador, pois além da criatividade e inovação, necessita de empreendedorismo. [...] em seu perfil, Druker, em 1987 afirma que “[...] a inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”. (DRUNKER, 1987, p.nº4.1.4)

Nesse contexto, essa postura empreendedora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com