TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Projeto De Pesquisa

Dissertações: Pré-Projeto De Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

Pré-Projeto de Pesquisa

1. Tema

A relação profissional do docente com sua escola.

2. Título

A relação do profissional docente com a sua escola: um estudo comparativo.

3. Questão de investigação

Quais os fatores objetivos que influenciam na relação do profissional docente com a escola onde trabalha?

4. Hipótese

A motivação do professor é um fator preponderante para construção de sua relação com a escola onde trabalha.

5. Objetivos

5.1. Objetivo geral

• Investigar a relação do profissional docente com a sua escola.

5.2. Objetivos específicos

• Identificar quais fatores interferem na relação do professor com a sua escola.

• Analisar a motivação do professor pelo trabalho docente.

• Comparar a relação profissional dos docentes das redes púbicas e privadas.

6. Justificativa

Este trabalho tem por objetivo abordar qual é a relação do profissional docente com a sua escola, sendo ela a rede publica e a rede privada de ensino. A fim de comparar a postura dos professores nos dois campos escolares e analisar a motivação dos mesmos pelo trabalho docente.

Pensando nisso, surge a seguinte questão: quais são os fatores que influenciam na relação do profissional docente com a sua escola?

Ser professor não é uma tarefa fácil principalmente quando não é visto com o prestigio merecido pela comunidade e pelo que representam como profissionais. O que acaba impedindo uma melhora em seus benefícios como um bom salário, reconhecimento, perda da confiança da comunidade e até mesmo a falta melhores condições de trabalho.

Todos os fatores citados acima sugerem que a motivação do professor é um fator preponderante para a construção de sua relação com a escola onde trabalha. De acordo com a pesquisa realizada por Moreira (1997), constata-se que a motivação é um fenômeno complexo e se constitui um elemento essencial à própria razão de ser professor.

A desmotivação pelo trabalho está relacionada, segundo Jesus e Santos (2004), com as condições de trabalho oferecidas ao profissional da educação, que muitas vezes não recebem um salário de acordo, trabalham com um grande número de crianças e com poucos recursos tecnológicos.

Com isso, para tentar compreender melhor como esses fatores interferem na relação professor/escola, usaremos como base as escolas públicas e particulares.

Como é a relação dos professores com a escola publica? E com a escola privada? Como cada uma contribui para motivar ou desmotivar o professor no trabalho docente?

Segundo Pedro Demo (2007), a distância entre a escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Uma possível explicação é o fato de a escola particular ser gerida pela iniciativa privada, o que se torna possível oferecer ao professor melhores condições de trabalhos e um salário mais elevado. Mas será que isso faz com que essa relação professor/escola se dê de maneira positiva?

Se tratando do ensino público, sempre observamos na televisão, internet ou no rádio, que professores estão em greve, buscando um reconhecimento do seu trabalho, lutando por salário melhor. Como se sente esse educador? Quais são os maiores problemas enfrentados por ele em sua escola?

São muitas perguntas e duvidas que existem em relação as duas redes de ensino. Com isso, ao longo desse trabalho buscaremos analisar como é o profissional docente das mesmas e identificar quais fatores que contribuem de maneira positiva e negativa para sua relação com o meio onde trabalha.

O interesse pelo tema surgiu devido à minha passagem pelas duas redes de ensino durante meu período escolar, onde pude notar grandes diferenças entre os mesmos. Despertou em mim o desejo de pesquisar mais a fundo, comparando a postura dos professores e as suas motivações pelo trabalho docente.

7. Metodologia

Para dar início a qualquer projeto de pesquisa, é necessário conhecer o significado de metodologia, para saber quais serão as etapas a serem seguidas no desenvolvimento do trabalho.

Para Bezzon (2005, p.22), a metodologia é parte de maior importância do processo de pesquisa por traçar o caminho a ser seguido, colocando em pratica tudo o que pretendemos abordar de forma clara e objetiva. Lakatos e Marconi (2001, p.105), complementam Bezzon (2005, p. 22), dizendo que “a especificação da metodologia da pesquisa é a que abrange maior número de itens, pois responde, a um só tempo, as questões, como? com quê? onde? quanto?”.

Com isso podemos concluir que a metodologia é um auxílio essencial para se obter informações detalhadas e exatas, proporcionando assim um maior conhecimento sobre o assunto tratado.

O presente trabalho será uma pesquisa qualitativa, que tem como função, compreender mais do que descrever e exige limitações bem definidas além de interação e relação com o objeto estudado.

Para Marli André (1986), é importante lembrar que, como atividade humana e social, a pesquisa traz consigo, inevitavelmente, a carga de valores, preferências, interesse e princípios que orientam o pesquisador.

Sendo assim a pesquisa qualitativa tenta interpretar o fenômeno que observa buscando definição do problema, formulação de hipóteses, coleta, análise de dados e relatório da pesquisa.

Para que a pesquisa acontece é necessário utilizar diferentes instrumentos para coletar as informações, tais como: observação, entrevista, questionário, análise, seleção de critérios, definição de conceitos, diário de campo e outros.

Com base nesses instrumentos a pesquisa será realizada através de um estudo comparativo entre diferentes professores de escolas públicas e privadas de Sete Lagoas MG, com objetivo de analisar a relação dos mesmos com a sua escola.

Buscaremos observar como é o cotidiano do professor, quais são as dificuldades que ele enfrenta em sua escola e como é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com