TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Testemunho

Trabalho Escolar: Psicologia Do Testemunho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

O Direito como instrumento fundamental para o exercício de uma justiça democratizada necessita do conhecimento de outras ciências sociais para que assim, possa se aproximar o máximo possível de uma verdade absoluta, garantindo com isso, a efetivação das medidas justas dos casos concretos. No caso das sentenças nosso Direito se faz o uso da psicologia com a necessária função de melhor compreender e tentar aplicar a norma dentro do caso concreto do poder judiciário.

Partindo da análise da qual o texto trata – “psicologia do testemunho”, observamos que a psicologia como uma ciência social, que tem como fundamento o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social exerce forte influência no auxilio da a aplicação das normas positivadas. Nessa função da psicologia como fonte de conhecimento para aprimorar a aplicação da lei, ela ganha varias nomenclaturas como: psicologia jurídica, psicologia forense e etc.

De acordo com o tema a ser analisado que é, o estudo da psicologia do testemunho, ela procura analisar o indivíduo partindo de cinco pontos principais: a) do modo como percebeu esse acontecimento; b) do modo como sua memória o conservou; c) do modo como é capaz de evocá-lo; d) do modo como quer expressá-lo; e) do modo como pode expressá-lo. O primeiro fator depende por sua vez de condições externas (meios) e internas (aptidões) de observação. O segundo, puramente neurofisiológico, encontra-se somente influenciado por condições orgânicas, do funcionamento mnêmico. O terceiro, misto, isto é, psico-orgânico, é talvez o mais complexo, pois nele intervêm poderosos mecanismos psíquicos (repressão ou censura). O quarto, grau de sinceridade, é puramente psíquico. Finalmente, o quinto, grau de precisão expressiva, isto é, grau de fidelidade e clareza com que o indivíduo é capaz de descrever suas impressões e representações até fazer com que as demais pessoas as sintam ou compreendam como ele, é um dos menos estudados e talvez dos mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com