TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO DA DEFICIENCIA

Artigo: QUESTÃO DA DEFICIENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.....................................................................................4.

2 - DESENVOLVIMENTO..........................................................................5.

4- CONCLUSÃO........................................................................................8.

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................9.

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo estudar e compreender a questão da Pessoa com Deficiência e também o desenvolvimento das Políticas Sociais na sociedade, destacando a sociedade brasileira e suas políticas assistenciais, qual a colaboração do Poder Público (nesse trabalho), Municipal no sentido de fiscalizar a aplicação das ações e políticas no enfrentamento das situações de destituição e pobreza, no combate as desigualdades e a melhoria das condições sociais dessa população.

A discussão sobre como enfrentar o problema da desigualdade social, está em destaque na Sociedade atual, uma vez que expressa uma das maiores se não a maior preocupação de um país, as formas de governo e de organização expressam nas suas políticas sociais o reconhecimento de direitos e cidadania, afinal sem justiça e sem direitos, a política social não passa de ação técnica, de medida burocrática, pois não existe direito sem sua realização.

Buscaremos então compreender, a Assistência Social na realidade brasileira, a questão da desigualdade social, nesse caso a questão da Pessoa com Deficiência, o que a sociedade geral pode contribuir para controlar essa desigualdade, preconceito, discriminação entre outros.

A população de Pessoas com Deficiência em nosso país, em 2010 representava cerca de 24%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com crescimento significativo dessa população, a sociedade brasileira se questiona, será que estamos acessível à convivência com as Pessoas com Deficiência?

DESENVOLVIMENTO:

Nos dias atuais falar sobre desigualdades, destacando a discriminação e o preconceito, provoca em toda sociedade uma das maiores discussões. As políticas sociais partem de um conjunto de iniciativas públicas, cujo intuito é realizar fora da esfera privada, acesso aos serviços no âmbito da saúde, educação, cultura e afins, organizando-se de forma não apenas para dar suporte as questões sociais, mas, ao enfrentamento das situações de destituição e pobreza, o combate às desigualdades sociais e a melhoria das condições sociais da população.

A violência contra a diversidade acontece em grande escala no Brasil. A facilidade de se encontrar reportagens, matérias, artigos e até documentários, sobre agressão a pessoas. Devido ao preconceito muitas pessoas não conseguem dividir o mesmo ambiente com pessoas com deficiência, sejam elas físicas ou psicológicas. Na maioria dos casos o preconceito tem inicio em casa, pela própria família. Segundo a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA), que oferece em nosso município Atendimento Clínico Multidisciplinar, Capacitação profissional e Atividades Paradesportivas, parte desse tipo de violência inicia-se em próprio domicílio, não somente a violência física e mental, mas também a discriminação estima-se que em 48% de seus atendimentos mensais estão em condições de isolamento por seus familiares, que tem receio de sair ou até mesmo em raros casos de dar continuidade ao tratamento fisioterápico, com vergonha do restante da população.

Não sendo somente no convívio familiar, na sociedade também se pode observar a discriminação e o preconceito que a Pessoa com Deficiência vem sofrendo. Discriminação é um fato diário em nosso país, destacando o município de Arapiraca, observamos a discriminação na forma das construções dos edifícios sem acessibilidade, nos carros estacionados na vaga para pessoa com deficiência, em transportes públicos inacessíveis, entre outros, porém os deficientes também sabem se defender.

Não estando somente a sós, os deficientes recebem apoio de Associações, Conselhos Municipais, Programas de apoio, onde também recebem apoio de assistentes sociais em busca de seus direitos. Através dessa busca por informações de direitos, a pessoa com deficiência está se destacando em nosso país, em nossa sociedade. Através de criações de leis é possível hoje ao deficiente algumas seguridades, a exemplo do decreto nº. 5296, de 2 de Dezembro de 2004 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e dá outras providências.

A sociedade hoje se destaca por sua evolução cultural com a diversidade, e com isso algumas pessoas já estão deixando os preconceitos de lado e a violência passando a ser algo pertencente a pessoas ignorantes. Hoje em dia em nossas escolas é comum falar sobre as diferenças, sobre a inclusão, a acessibilidade, enfim, ensinado a partir de nossas crianças e adolescentes que é necessário e é uma realidade conviver com as diferenças. O preconceito, a discriminação e a falta de respeito ainda existem, porém são situações relacionadas a uma parcela da população que não buscaram a evolução de conhecer o deficiente e as outras diversidades culturais.

Na realidade brasileira, estudar o Serviço Social é uma forma de tornar visível algumas situações relacionadas ao âmbito da provisão social estatal, dentro de seu desenvolvimento em relação à Política Social brasileira. De acordo com a referência histórica, podemos destacar que as emergentes Questões Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral de organização do estado, uma vez que o Brasil juntamente com outros países da América Latina se construiu como importante aliado da burguesia, atendendo dessa forma a estratégia de expansão do sistema capitalista. Através da Constituição de 1988, a Política Social brasileira conseguiu estabelecer um sistema de Seguridade Social para o país, travando dessa forma uma batalha por uma Seguridade Social solidária e democrática de responsabilidade do Estado.

As políticas de Saúde, Previdência e Assistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com