TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOCIAIS DE 1929 E 2014.

Tese: QUESTÕES SOCIAIS DE 1929 E 2014.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES SOCIAIS DE 1929 E 2014.

O filme retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, que após décadas de dominação do imperialismo inglês mantinha uma situação de extrema pobreza e exploração do povo. Gandhi era um político-ideológico e apesar da simplicidade era um homem de família rica estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do sul.

Pertencia ao "Partido do Congresso" que representava os interesses da maioria hindu, e dentre as questões sociais relatadas no filme o que determinou a revolta inicial em Gandhi foi o (racismo) porque após ser jogado do trem da primeira classe mesmo sendo um advogado e tendo pago a sua passagem, não podia viajar porque negros só viajam na terceira classe.

A partir desse episódio ele se tornou um mediador nas questões sociais levando a nação indiana a exigir os seus direitos individuais e coletivos obtendo a cidadania e a liberdade ,e foi com a força da suas palavras e a sabedoria em diretos que Mahatma lutou para acabar com as leis e a tirania do governo, que proibia os indianos de andarem na mesma calçada ,não pagava os trabalhadores, racionava a água ,proibia a plantação na agricultura para que os mesmos não pudessem manter seus próprios sustentos.

Indianos não suportavam mais viver com o racismo, a escravidão e a indiferença nas classes sociais inclusive na religião, porem ser mediador para Gandhi não foi nada fácil por que momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Mahatma liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica; colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violência considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas.

O controle do sal estava na raiz do controle de toda a economia hindu pelos britânicos. Tão logo Gandhi começa a fazer sal e ser imitado a dominação é colocada em xeque. Os ingleses já não controlavam os indianos, e outros fatores contribuem para a emancipação do povo hindu.

Em 1917 ele deu início a uma campanha para que trabalhadores indianos não fossem enviados à África do Sul, e apoiou camponeses, agricultores e operários que trabalhavam em tecelagens, diante da exploração injusta dos proprietários e do poder do império britânico. O confronto com o governo inglês teve início na forma de greves gerais, os hartals, que contavam com o apoio público, mas resultaram em conflitos violentos, pelos quais Gandhi se desculpou e penitenciou com um jejum de 72 horas.

O acontecimento que detonou a campanha decisiva contra os ingleses foi o massacre de Amristar, em abril de 1919. Considerada uma cidade sagrada para os membros da fé sikh, lá estava sendo realizado um comício, que foi suprimido pelos britânicos, com a maior violência possível: o exército cercou o local e atirou contra a multidão, matando 379 pessoas e ferindo mais de 1200.

Outra forma escolhida para demonstrar que os ingleses não eram mais bem-vindos no país foi boicotar seus produtos vendidos aos indianos, especialmente os tecidos. Viajando de trem, Gandhi percorreu todo o país difundindo essa ideia, o que teve resultados positivos – as pessoas deixaram de usar vestes importadas, queimando-as, e passaram a usar trajes indianos mais simples.

Frente a todas as questões sociais críticas, exibidas no filme Mahatma Gandhi com a força de suas palavras e o desejo pela independência ensinou a nação Indiana, á buscar o seu próprio sustento e lutar por uma cidadania mais justa, e deixou claro que ninguém precisa de dinheiro para fazer valer os seus Direitos , e o ser humano precisam viver em uma sociedade sem diferença de classes ou qualquer discriminação que venha ferir sua moral ou dignidade porque não existe sociedade sem o ser humano ou ser humano social.

E no Brasil contemporâneo embora tenha avançado na área da questão social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade.

Desemprego

A geração de empregos aumenta nos últimos anos, graças ao crescimento da economia mas ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade dificulta a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

Violência E Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e t v s presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com