TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual

Resenha: Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

A SOCIOLOGIA

SOCIEDADE

TRABALHO

CONSUMO

SOCIEDADE

OPINIÃO SOBRE O TEMA

“QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?”

BUMBANDO

ILHA DAS FLORES

RESENHA DO VÍDEO “PAJERAMA”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc., tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente

As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social” , só que com “olhos” diferentes.

Nesse trabalho tentaremos esclarecer essa realidade.

Esperamos desenvolver todas as etapas desse trabalho de forma sucinta e clara para conseguirmos entender melhor o comportamento humano como um todo e principalmente conseguir entender os ideais desses movimentos onde os trabalhadores não querem mais ser vistos como máquinas e sim como trabalhadores onde se têm direitos.

A SOCIOLOGIA

A sociologia procura interpretar estas concepções e compreender a sua relatividade e mutabilidade de sociedade para sociedade.

Este livro aborda o tema da sociologia do conhecimento, campo redefinido na obra como o “conhecimento em geral” (senso comum). A sociedade pode apresentar-se ao indivíduo como uma realidade objetiva (institucionalização ou legitimação), ou também como realidade subjetiva (interiorização ou identificação).

Significado de Indivíduo: s.m. Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo?

Adj. Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, simbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

SOCIEDADE

Reunião de homens, que têm a mesma origem, as mesmas leis e os mesmos costumes.

Estado social.

Associação.

A leitura trouxe uma visão mais ampla sobre os temas abortados na matéria, principalmente com o livro A construção social da realidade que fala do senso comum (chamado no livro de conhecimento em geral); com uma complexidade não abordada normalmente.

Porém quando se trata de sociedade, cultura e individuo não tem como fugir ao que torna todos ligados que é o individuo social conjunto de normas, leis, e costumes socialmente impostas e aceitas.

Levando o estudo de Ciências Sociais em consideração pode se analisar diversas situações do cotidiano assim como citadas nos livros, analisando verifica-se que embora a sociedade tende a se modificar existem problemas de certas culturas que persistem e a sociedade continua a se renovar e buscar maneiras de solucionar estes problemas, muito embora não queira acabar de vez com toda a cultura já que toda cultura tem o seu valor.

Para alguns ainda existem maneiras utópicas de criar uma sociedade com uma cultura perfeita, onde não existem diferenças sociais tão gritantes, porém ao longo da sociedade civilizada estas diferenças sempre existiram e fez com que continuamente houvesse uma evolução que traz a atualidade da sociedade. Claro que se está longe do desejável para uma sociedade mais justa com todos, mas o que se tem hoje deve ser visto como uma evolução.

Entrando na área da administração a ciência social é uma maneira de enxergar o individuo como um todo, logo que ele vem de uma criação de uma cultura que pode ser diferenciada da que é esperada. Organizações também desenvolvem culturas, e formam indivíduos considerado uma forma de grupo dentro da sociedade.

Entende-se por tanto que o conhecimento social é extremamente importante dentro da sociedade contemporânea para que se tenha uma inteligência social torna-se um diferencial como pessoa e profissional.

Individuo, sociedade e cultura tem significado diferentes, porem ligados.

TRABALHO

Passamos grande parte da nossa vida exercendo funções onde crescemos e sentimos produtivos. Mas com o passar do tempo o trabalhador se sente frustrado em seu ambiente de trabalho devido as exigências estruturais, autoritarismo e terrorismo na perda do emprego e seus benefícios, pré julgamento da liderança e a falta de liberdade de opinar ou sugerir melhorias na organização.

Um ambiente estimulante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com