TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o propósito do artigo?

Tese: Qual é o propósito do artigo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual o objetivo do artigo?

“O objetivo do artigo é aprofundar a discussão da Teoria da Competição Baseada em Competências. Esta abordagem, que propõe combinar duas perspectivas da teoria estratégica (Escola de Posicionamento Estratégico e Teoria Baseada em Recursos), reconhece os níveis de incerteza que envolvem a mudança estratégica, assim como a importância dos processos de criação de conhecimento e aprendizagem organizacional. Como contribuição deste trabalho, sugere-se uma proposta pedagógica construtivista, com foco na Andragogia, para a eficácia dos processos de criação de conhecimento e da aprendizagem organizacional.”

Os autores objetivam com este trabalho discutir de uma forma mais abrangente a Teoria da competição Baseada em Competências e fazer uma abordagem com a proposta de combinar duas perspectivas da teoria estratégica (Escola de Pensamento Estratégico e Teoria Baseada em Recursos). Reconhecem a importância dos processos de criação de conhecimento e aprendizagem organizacional, assim como as incertezas que envolvem a mudança estratégica. Fazem uma proposta para melhorar a eficácia nestes processos e apresentam dados empíricos para exemplificar esta proposta.

2) Quais os pontos mais importantes discutidos no artigo?

Os autores procuraram aprofundar a análise da nova Teoria da Competição Baseada em Competências, com o propósito de integrar as Teorias da Organização Industrial e a Baseada em Recursos. A nova abordagem integradora dos dois paradigmas, a Teoria da Competição Baseada em Competências (Heene e Sanchez, 1997), tem como fundamento o conceito central de competências, encaradas como multidimensionais: dinâmicas, cognitivas, sistêmicas e holísticas; como referência o conhecimento gerencial e a capacidade de aprendizagem organizacional como o motor da mudança estratégica. Embora esta abordagem combine várias perspectivas da teoria da estratégia, ainda permanecem lacunas referentes a questões essenciais, como a aprendizagem e a gestão do conhecimento. Aqui, entram em cena as contribuições da Teoria da Criação do Conhecimento e a abordagem construtivista, com enfoque na Andragogia, permitindo aprofundar o estudo destas questões. Desse modo, considera-se que estes temas podem ser aprofundados em pesquisas futuras, visando ao refinamento e à consolidação da Teoria da Competição Baseada em Competências.

3) Qual a conclusão você tira do artigo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com