TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda Do Edifício De Corumba Em Piracicaba (Edíficio Luiz De Queiroz)

Dissertações: Queda Do Edifício De Corumba Em Piracicaba (Edíficio Luiz De Queiroz). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 4

Queda do edifício de Corumba em Piracicaba (Edíficio Luiz de Queiroz)

O desabamento do edifício Comurba em Piracicaba, no dia 6 de novembro de 1964, completará 51 anos. Morreram mais de 45 pessoas; toneladas de escombros demoraram anos para serem retirados do centro do desastre.

O plano da obra tinha, dentre seus mentores, os usineiros Raul Cury e mais 99 acionistas. Nos cálculos estruturais trabalharam engenheiros jovens e recém formados. O arquiteto João Chaddad, na época estava com 30 anos e, depois das mortes perdeu uns 4 ou cinco projetos prediais.

A estrutura foi concebida para suportar o peso de 12 andares, 54 apartamentos e uma caixa d água que serviria à população do empreendimento; cada laje da construção pesava 20 toneladas.

Durante o curso dos trabalhos, a direção do empreendimento, sob nova inspiração, resolveu acrescer mais 3 andares à estrutura. Com 15 pavimentos, a altura da construção passou para 40 metros. No térreo do edifício havia um cinema recém inaugurado. Era o cine Plaza, e possuía a capacidade para acomodar 1.300 pessoas.

No dia da ocorrência às 13:30, o cinema estava vazio. O filme, que seria assistido por muita gente, na sessão da noite chamava-se "A vida íntima de Christine Killer".

O ruído e a poeira produzidos pelo desabamento, foram percebidos a quilômetros de distância. O edifício Luiz de Queiroz ocupava a maior área construída no interior do Brasil: eram 22 mil metros quadrados. Em 30 segundos tudo veio abaixo.

O conselho coordenador das entidades civis de Piracicaba, criou uma comissão especial para compensar as vítimas. A entidade arrecadou 13 milhões de cruzeiros, entre dinheiro e alimentos. Aviões da Força Aérea Brasileira chegavam à cidade trazendo medicamentos e sangue.

Famílias inteiras morreram. O comerciante Francisco Candeias Coroa perdeu a mulher, 3 filhas e a sogra. Houve muita repercussão da imprensa do mundo todo. O papa Paulo VI enviou benções especiais.

O governador do Estado de S. Paulo Adhemar de Barros Filho desembarcou no aeroporto Pedro Morganti no dia 9 de novembro de 1964, segunda-feira e foi recebido pelo prefeito Luciano Guidotti.

No dia 10 de novembro O Diário de Piracicaba publicava o discurso do governador, levado ao ar no dia 9, pela Rádio PRD 6, hoje Rádio Difusora. Ele dizia: "Nós não vamos discutir o episódio lamentável. Não vamos lamentar as mortes. Vamos chorar e rezar por elas, além de providenciar, de tal maneira que o restante desse prédio não constitua uma ameaça para a população. Já determinei ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para examinar o restante do prédio. Nenhum de nós poderá dizer que foi ultrapassado o gabarito; se foi excesso de peso ou se foi material de segunda classe. Tudo isso quem vai dizer é o IPT. O que for necessário será feito."

Os engenheiros responsáveis pelos cálculos estruturais e obra decidiram pela interdição do local. As lajes pendentes, seguras por vergalhões de aço, ofereciam risco e amedrontavam. Ninguém sabia como retira-las. Um helicóptero da FAB sobrevoou os escombros para tentar cortar os ferros. Mas o perigo da operação impediu que um funcionário, sustado por uma corda, executasse o plano.

O esqueleto da obra assassina foi posto abaixo no dia 8 de novembro de 1971,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com