TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sociologia Rural

Exames: Questionário Sociologia Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 6

• 1 O que a sociologia estuda? Diferencie-a da filosofia, economia e psicologia.

A sociologia é a ciência que estuda as funções de cada elemento e sua situação nos grupos de pessoas (sociedades) e a harmonia ou não entre eles.

Já a filosofia é mais abstrata, genericamente, pode-se defini-la com um caráter mais geral, abstrato, reflexivo, buscando os princípios que tornam possível o próprio saber. Ela pode ser considerada a totalidade do saber, o fundamento dos demais saberes e a justificação da ação humana.

Originalmente a psicologia era um ramo da filosofia que tratava da natureza da alma como tal focada principalmente no “consciente”. Atualmente, depois de Freud e o inconsciente, ela estuda os processos psicológicos, analisando a natureza e estrutura da consciência, origem das ideias, das sensações, do processo de abstração etc.

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

2 De acordo com Pedrinho Guareschi, o que caracteriza a sociologia crítica? (livro disponível na biblioteca e reprografia).

Como o próprio Pedrinho afirma: “A Sociologia Crítica é uma sociologia

questionada, uma sociologia que procura fazer perguntas,

montar uma discussão, do que dar imediatamente a resposta.

É uma sociologia pensada, principalmente para quem quer mudar, transformar a realidade.”

Se queremos modificar uma situação, devemos estudar como as pessoas tentaram fazer isso antes de nós, ver no que elas falharam e no que triunfaram. Aprender principalmente com os erros.

• 3 Com base no texto sobre a menina que vivia com cães*: a) o que significa afirmar que o homem é um ser social?

Significa que, quando criança, o homem imita o comportamento dos indivíduos que estão mais próximos a ele. No caso da menina Natasha, que teve muito contato com animais e pouco contato com humanos, ela reproduz comportamentos que aprendeu com os animais e não reproduz comportamentos tipicamente humanos, como falar e usar talheres para comer.

• b) Qual é o significado desta afirmação nos dias atuais?

Significa que, tanto para a saúde mental individual, pois não conseguimos viver isolados e continuar com a mente sã, quanto para a “saúde” social, pois seria um caos conviver com “psicopatas”, não ter em quem confiar. O homem deve interagir com seus semelhantes, pois assim consegue o autoconhecimento, capta informações e atinge certos níveis de consciência, melhorando o convívio social. Segundo Eugênio Mussak, dependemos dos outros para viver e eles influenciam muito na maneira como agimos para nós mesmos e para com os outros.

• c) Quais conclusões podemos tirar desta afirmação para a compreensão do desenvolvimento do campo/ comunidades rurais? O campo é fixo/imutável? Muda em função do que?

Os filhos de produtores rurais aprendem muito com os pais em relação às práticas rurais (o que pode ser bom ou não), dentro das comunidades e entre elas, esses conhecimentos podem ser compartilhados e discutidos, o que demonstra a flexibilidade (até certo ponto) dos agricultores. As mudanças ocorrem, principalmente através de experiências, por exemplo, se um agricultor utilizar outro tipo de manejo e perceber melhores resultados, é bem provável que ele mude para esse novo manejo. Experiência essa, que pode ser influenciada por um vizinho, conhecido ou por uma pessoa especializada no assunto, como um engenheiro agrônomo.

• 4 Numa economia capitalista, ao longo do tempo os diversos produtores se diferenciam, uns aumentam a produção e outros deixam de existir. Porque isso ocorre?

Normalmente os produtores que aumentam a produção são aqueles que vão atrás dos melhores resultados, investem em tecnologia e acompanhamento das atividades por profissionais e aqueles que deixam de existir continuaram trabalhando com técnicas antiquadas e, muitas vezes, inadequadas, até chegar ao ponto de desistirem das atividades no campo.

• 5 Quais são as implicações do modo de desenvolvimento atual (capitalista) para: a) o desenvolvimento das forças produtivas?

A tendência é a produção em larga escala e, principalmente o lucro a qualquer custo, onde os latifúndios se encaixam perfeitamente e vão tomando o lugar dos pequenos produtores, como consequência, ocorre o êxodo rural.

• b) ao trabalho e aos trabalhadores;

Assim como na cidade, no campo os grandes latifundiários exploram o trabalho de seus empregados e ficam com a maior parte do lucro.

c) ao meio ambiente.

Pouquíssimas pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e promovem a chamada agricultura familiar, pois é muito mais lucrativo e prático pagar alguém para realizar as aplicações (nem sempre ideais) dos insumos químicos ao invés de ser sustentável econômica e ecologicamente, e utilizar práticas sustentáveis como as do MIP (manejo integrado de pragas) e da adubação verde.

• 6 Considerando a atividade econômica ______________(escolher), o que é trabalho vivo/atual e o que é trabalho abstrato/acumulado? Porque há uma tendência em aumentar o segundo e reduzir o primeiro?

• 7 Além da remuneração do seu trabalho, um pequeno proprietário agrícola produtor de _____morangos________ (escolher) ganha também uma taxa de renda fundiária. a) O que determina o valor de seu trabalho? b) O que determina a renda fundiária? c) o que determina o valor e o que determina o preço da mercadoria?

• 8 Sobre os movimentos sociais: a) O que são e qual é a origem?

• http://www.mundoeducacao.com/geografia/movimentos-sociais-campo.htm

Os movimentos sociais são criados por pessoas que não concordam com determinadas situações. As pessoas que participam desses grupos geralmente buscam mudanças através de manifestações e coisas do tipo e são trabalhadores rurais. Os movimentos sociais do campo visam à democratização da posse pela terra e à reparação de injustiças sociais sobre os trabalhadores do campo.

• b) qual é a origem dos movimentos sociais do campo?

O descontentamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com