TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de sociologia

Por:   •  15/4/2015  •  Exam  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

1. Ser cidadão é um desafio a ser pensado no contexto atual, compreendendo o pleno sentido do conceito de cidadania. Mas o que significa ser cidadão? Com base nessa questão assinale a alternativa correta:

a) Ser cidadão resume-se a pertencer legalmente a algum contexto social, possuindo documentos necessários como a identidade e a carteira de trabalho.

b) Ser cidadão é viver em uma sociedade, assistindo tudo o que acontece nela, mas evitando envolver-se em lutas e reivindicações por  mudanças  e melhorias para o povo.

c)  Ser cidadão é obedecer ás leis que regem um contexto social, sem qualquer reflexão ou discussão sobre a relação entre essas leis e a justiça.

d) Cidadão é quem tem mais espaço e poder social. Por isso, para conseguir destaque na sociedade valem todos os meios , ainda que sejam prejudiciais à convivência.

e)  Cidadão é aquele que além de pertencer a um contexto social, compromete-se com o seu desenvolvimento e com suas lutas por sustentabilidade, justiça e ética.

2. A sociedade civil é um dos conceitos analisados pela sociologia, é preciso entender o que ela significa e qual o seu papel n contexto atual. Com base no conceito de sociedade civil, assinale a alternativa correta:

a) sociedade civil é um sinônimo de estado, isto é, não existe diferença entre o papel de um e outro na vida dos cidadãos.

b) A sociedade civil legitima, isto é, torna legal e reforça o poder do Estado, já que este poder é absoluto e não deve ser controlado, mas  apoiado e obedecido.

c) A sociedade civil critica os movimentos sociais, não se manifestando jamais em suas lutas por direitos para todos os cidadãos.

d) sociedade civil é composta por um numero grande de empresas privadas, que, através de suas ações buscam apenas o lucro e a evolução no mercado.

e) A Sociedade civil tem função de controlar o poder do estado e nela estão muitas organizações e instituições que contribuído muito com as lutas sociais em prol dos direitos e da ética.

3. O terceiro setor precisa ser bem compreendido em suas funções. Com base no terceiro setor, podemos afirmar que:

I- Substitui o papel do estado, por suprir plenamente as demandas da população

II- Algumas entidades do terceiro setor se engajaram e colaboraram nas questões ambientalistas.

III- Esta totalmente vinculado às empresas privadas e não mantem relação com o estado em suas atividades.

IV- tem sido importante para preencher algumas lacunas que deveriam ser supridas pelo estado, como o atendimento às necessidades básicas e geração de emprego.

V- Desenvolve ações que beneficiam a sociedade, como objetivo de obter cada vez mais lucros.

Qual o papel do terceiro setor, é sociedade civil é (são) correta(s) a(s) assertiva(s):

a) I, II, III e V

b) II, III e IV

c) I, III e V

d) II e IV

4) no sociedade civil é processo de interação social, é possível perceber que existem grupos primários e secundários com os quais o ser humano se relaciona. De acordo com as especificidades e as relações entre esses grupos, observe as assertivas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com