TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questâo Social

Artigos Científicos: Questâo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARINA DE SOUZA

QUESTÃO SOCIAL

Maringá

2013

MARINA DE SOUZA

QUESTÃO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia.

Prof. Sergio de Goes Barboza

Maringá

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL..... 4

CONCEITO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL................................................................ 4

QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL.................................................................. 5

QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL................................................................................. 5

QUESTÃO SOCIAL E PERDA DO PODER FAMILIAR.............................................. 6

CONCLUSÃO ............................................................................................................. 7

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 8

INTRODUÇÃO

A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, e sua definição se deu pelo crescimento da pobreza nas classes operárias, o qual até hoje tem grande impacto envolvendo o Estado e a sociedade sob diferentes justificações (morais, religiosas, educativas e de um tribunal que julga, sem juri).

EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

O assistente social tem na “questão social” a fundamentação para inicio de sua especialização do trabalho; sendo assim possui elementos que centralizam a relação profissional e realidade. Neste sistema, os assistentes sociais são chamados a ajudar e resolver as relações sociais cotidianas, tentando melhorar a cidadania e garantir os direitos civis, políticos e sociais as clases mais vulnerabilizados socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias).

É importante que esta questão por muito tempo esteve relacionada à “disfunção” ou “ameaça” de alguns indivíduos à ordem social. Foi reconhecida somente na segunda metade do século XIX, a partir soa problemas das classes operárias o qual obteve seu ingresso no cenário político, lutando por direitos relacionados ao trabalho e na busca pelo reconhecimento de seus direitos pelos poderes vigentes, principalmente pelo Estado. Segundo Iamamoto a expressão “questão social”.

CONCEITO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL

O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, ou seja, com o processo de urbanização e industrialização o qual deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou obtendo contornos problemáticos, especialmente para a sociedade burguesa, que recorreu à criação de políticas sociais.

A atual questão social o qual teve crescimento instantâneo do trabalho na sociedade capitalista houve muitas perdas e os desaparecimentos de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorreu porque o estado passou a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram a criando o Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

A questão social por tratar das desigualdades sociais é ligada ao Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com