TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Artigo: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Esta produção textual trata-se resumidamente do surgimento da exclusão social contando também um pouco da história de como os afrodescendentes apareceram em meio á sociedade passando pelas desigualdades, preconceito, discriminação e distribuição de renda, e com isso trazendo uma análise voltada para uma opinião crítica de como a sociedade brasileira vem reagindo a violência decorrente da questão afrodescendente.

A exclusão social é a principal causadora da desigualdade, diversidade e violência existente não somente na sociedade brasileira, como em toda sociedade mundial. Desde muito antes de o Brasil ser descoberto, já existiam as desigualdades sociais, surgida na Era do colonialismo e mais tarde no surgimento do capitalismo, onde só tinham direito as pessoas ricas que possuíam bens e propriedades, e tinham também os políticos da época que governavam somente a favor deles, com isso a população pobre que não tinha apoio algum, era forçada a trabalhar para se sustentarem.

No caso brasileiro não é diferente, pois, a exclusão social configura-se como marca inquestionável do desenvolvimento capitalista herdado de seus descobridores e desbravadores, através dos escravos e nativos da nossa terra, em uma época onde as desigualdades sociais predominavam. Até que em 1988 surge a lei da abolição a escravatura, onde a mesma surgiu para acabar com os maus tratos e melhorar as relações entre brancos e negros existentes na sociedade brasileira, mas acaba que, por não acontecer quase nada de melhoria, pois, além do descaso e discriminação com os negros, os governantes não criam também uma lei que amparassem os escravos.

Com tamanha desigualdade existente perante a sociedade brasileira começam a surgir então à violência, que foi se infiltrando até chegar ao descontrole, e nossos governantes sem saberem como agir para mudar a situação do descaso com a população pobre, onde era quase toda, formada por afrodescendentes.

Ainda nos tempos de hoje a desigualdade é imensa, pois, nossos políticos na maioria das vezes, governam apenas para a pequena massa da sociedade que é rica, esquecendo-se de olhar e governar para a sociedade pobre, que fica sem saber oque fazer para mudar a situação que se encontram.

1 DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Como a sociedade brasileira vem reagindo à violência decorrente dos Afrodescendentes?

Herança inquestionável de nossos antepassados e descobridores do nosso país, o capitalismo pai da exclusão social, principal causadora da desigualdade e de quase todo tipo de violência existente.

No Brasil a exclusão social se apresenta já no seu descobrimento, pois nossos desbravadores europeus traziam consigo trabalhadores, que nada mais eram do que trabalhadores negros, ou seja, escravos, que como em toda sociedade existentes, não tinham direito algum. Foram mais de três séculos de escravidão no Brasil, mais de três séculos de desigualdade social, total descaso com essa parte da sociedade. Surge então a lei da abolição à escravidão e dando direitos civis aos negros, mas antes disso o preconceito e a discriminação já tinha tomado conta da sociedade branca e rica. Criam a lei abolindo a escravatura, mas não criam leis que amparassem ou que dessem aos negros fáceis acesso a estes tais direitos civis, e eles acabam que então, os negros, ficando sem direção e a quem recorrer pra mudar essa situação, pois as desigualdades eram tamanhas que esses mesmos não tinham voz.

Como os negros ganham a liberdade, mas não ganham apoio nenhum em relação a, saúde, moradia e trabalho, eles passam a viver nos arredores e morros das cidades, que recebem esses lugares o nome de favela, nas grandes cidades. Pelo fato de ser uma grande quantidade de pessoas, e do total descaso dos políticos, a falta da questão social e o preconceito e descriminação já existente entre pessoas brancas, os negros passam a viver na maior pobreza e miséria, pois somente alguns conseguem trabalho e mesmo os que conseguiam trabalho recebiam um salario muito abaixo aos outros trabalhadores que faziam as mesmas funções, mas tinham a diferença de serem brancos. Surge então nos morros a violência, pois quem não tinha trabalho, precisava de alguma forma sustentar suas famílias, e para isso começaram a descer nas cidades para cometer roubos e furtos, e com isso o preconceito e a discriminação só aumentaram, pois os negros passam a receber a culpa de tudo que acontece nas cidades.

A exclusão social e a desigualdade, mesmo tempos depois da abolição da escravatura, só aumentam e os governantes começam a perder as rédeas da situação, pois os confrontos entre negros e brancos eram cada vez mais frequentes. Tempos depois quando a situação estava bem complicada, no então governo de Getúlio Vargas, que a politica passou a olhar para essa parte da sociedade, o governo viu que precisava implantar os direitos sociais para acalmar toda a sociedade. Essa forma de governar de Getúlio Vargas teve efeito e acalmou a sociedade, pois a questão social entrou em ação, e passaram a ter um olhar diferente para a parte da sociedade que era pobre, e que, quase toda era negra. Mas isso era somente uma maquiagem, ou seja, uma forma de enganar parte da sociedade, a parte negra, pois, a desigualdade continuou do mesmo jeito, os políticos governavam somente para os brancos e ricos, pois a distribuição de renda continuava precária, pois, aqueles que tinham um poder aquisitivo maior, recebia mais do que aqueles que não tinham poder aquisitivo nenhum, com isso problemas de moradia, saúde e trabalho continuaram do mesmo jeito. Com tamanha desigualdade acontecendo, se sabe o porquê da violência ter diminuído mais não acabado.

Mudavam os governantes e continuavam os problemas, pois os políticos da época não conseguiam ver que, a principal causa da violência era desigualdade, pois onde a pobreza predominava, predominava também a violência, e não eles viam também que a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com