TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social E Suas Expressões

Artigos Científicos: Questão Social E Suas Expressões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

TG – Serviço Social – 4º bimestre

Ao fazermos uma análise de tudo que vivenciamos sobre a “Questão Social e Suas Expressões”, pensamos que, como cidadãs e cidadãos, deveríamos ter um outro olhar quando nos deparamos com a situação em si, procurando lembrar de toda História, compreender seu significado desde o iníco, principalmente das consequências geradas pelo modo de produção capitalista.

Prosseguimos ainda hoje com a desigualdade entre ricos e pobres, das lutas das classes contra a exploração do trabalho, trazendo também a rebeldia e a resistência para encarar a pobreza, as condições de miséria e de exclusão.

Observamos que no Brasil, as políticas sociais continuam em segundo plano, a área econõmica sempre é priorizada, porém, nos tornamos culpados, por sermos sociedade e não nos mobilizarmos contra a opção governamental.

Acreditamos que todos nós somos responsáveis pelo bem comum, o descréditos que temos nos nossos políticos e na capacidade de mudar, faz com que nos tornamos contra a democracia, usando estratégias individuais, cada um pensando em si próprio, excluindo a solidariedade e as mais diversas manifestações coletivas.

Diante das mais diversas expressões, vimos que temos que buscar iniciativas como: efetivação dos direitos sociais, ensino público de qualidade, entre outros, e colocarmos a questão social como um movimento de ações concretas, unindo forças para a superação da sociedade capitalista.

Referências

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Fortaleza, CRESS –CE, Debate n. 6, 1997

http://www.webartigos.com/artigos/pobreza-e-exclusao-social-expressoes-da-questao-social-no-brasil/54251/

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com