TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social No Brasil

Trabalho Escolar: Questão Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Como pessoas pertencentes à sociedade, ninguém pode viver isolado de outros. Fazemos parte de muitas redes sociais, desde a infância e a vizinhança até realidades mais amplas, como a sociedade brasileira.

A sociologia confirma que a sociedade é constituida por pessoas, por seus valores e sonhos. Às vezes, são mais marcantes os ideias que promovem a dignidade humana; outras vezes, destacan-se os intereces particulares e o egoísmo na construção da sociedade.

Sabe-se também que todas as pessoas são influenciadas pelo meio social. As questões mais preementes são: saúde, moradia, alimentação, emprego, dinheiro. Todos esses determinam o lugar de cada pessoa na sociedade, e qualquer mudança que leve em consideração a libertação implica transformações destas condições.

ATIVIDADE 1

Quadro de Apresentação de Karl Marx.

Autor Escolhido:

Karl Marx Concepção do pensador Exemplo que justifique a concepção

Desigualdades sociais A luta de classes Má e injusta distribuição de renda

Concepção de Estado e Governo O Estado deve ser uma esfera da vida social, separado e oposto a sociedade civil. A contradição entre o Estado e a Sociedade é uma característica de uma sociedade dividida contra si mesma. Etados Socialistas como China, Cuba, Coréia do Norte.

Também Singapura, república parlamentarista, cuja constitui-ção estabelece a democracia representativa e o partido popu-lar domina o processo político.

A consepção das leis para a vida em sociedade. Evidenciase que a lei que constitui o fundamento da transformação de uma sociedade esta relacionada ao desen-volvimento de suas forças produtivas. A lei do valor, determinado pelo tempo de trabalho necessário para a produção da mercadoria. Valor obtido das relações entre as pessoas e não entre as coisas. No Brasil acredito ser as comunidades ciganas e as cominidades indigenas.

Ele aborda for-mas de emfrenta-mento das desi-gualdades soci-ais? como? Sim, quando se busca pelo interesse da grande maioria e não apenas de alguns.

A organização e mobiliozação. Quando a mioria se organiza tem voz e vez e faz valer os seus direitos e interesses.

ATIVIDADE 2

O próprio Marx diz que a sociedade é um conjunto de atividades ou ações humanas e são essas atividades que tornam a sociedade possível. Sem essas atividades a sociedade não existiria, pois elas provam que o ser humano presisa um do outro e para isso deve haver um ralacionamento uns com os outros.

Podemos considerar que , segundo marx, as desigualdades socias são um produto oriundo das relações humanas e a ganancia unida ao poder origina essas desigualdasdes. As relações humanas refletem no poder de apropriação e dominação, dando origem a um sistema sicial dividido em basicamente duas classes distintas, uma domina e a outra é dominada, segundo Marx, uma produz e empobrece e a outra ganha com os produtos e enriquece dando origem as classes operária e burguesa ou pobre e rica.

A desigualdade social pode ser vista a olho nu na gigantesca diferença existente entre o ser humano que trabalha e naquele que enriquece com esse trabalho. Sabemos que a desigualdade é fruto precose entre as relações, sociais, politicas e culturais, porem a maior delas é a econômica, essa última, fruto do capitalismo doentiu e dominador.

O capitalismo e o desenvolvimento econômico cresceu e junto a ele a miséria, as desigualdades sociais como a concentração de renda, desemprego, fome, desnutrição, mortalidade infantil, baixa escolaridade, volência, criminalidade, exploração sexual, pedofilia, trafico crescente de intorpecentes. A desestruturação familiar acontece em todos os níveis, mas é mais grave na classe popular. As mulheres continuam numa caminhada por melhores condições de espaço. As crianças são desrespeitadas em seus direitos as pessoas empobrecidas sofrem discriminação de todos os tipos. Atravez dessas expressões podemos ter uma idéia do tamanho que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Em Santa Catarina, região sul do Brasil em especial Braço do Trombudo no Alto Vale do Itajaí, encontramos um municipio que ainda consegue fugir das desigualdades sociais em relação a municipios maiores.

Emancipado em 29 de setembro de 1991. Braço do Trombudo é um município pequeno, mas que nasceu forte. Várias indústrias no setor metalurgico. Complementam o setor industrial fecularias, serrarias, olarias e marcenarias. No setor agropecuário aviarios de postura, criação de gado leiteiro, fabricação de queijo. Na agricultura as principais culturas são milho, mandioca, feijão e hortifrutigranjeiros. Economia expressiva e arrecadação suficiente para o desenvolvimento de infra-estrutura.

Até então não se percebe aqui enormes diferenças sociais como acontece em cidades maiores. Não existe favelas, nem desemprego. A classe operária satisfeita com com sua renda. A falta de moradia foi solucionada com a construção de casas populares com área minima de 70 m², com água potável, energia elétrica, redes de esgoto adequadas e pavimentação asfaltica em andamento. Ausencia da criminalidade, prostituição, trafico de intorpecentes e pobresa estrema faz do municipio um lugar acochegante, bonito e bom para viver.

A população braçotrombudense juntamente com o poder público tem grandes anseios. Não espera acontecer, vai de encontro ao que precisa, batalha e cresce paulatinamente, dia após dia, rumo a um progresso destaque. Exemplo disso são todos os esforços desprendido em favor da educação com a participação de pais, alunos, professores e poder público. O funcionalismo público satisfeito e com orgulho de dizer que são professores da rede municipal de ensino.

Desigualdades sociais, pequenas ou grandes, sempre irão existir, mas creio que as autoridades municipais de Braço do Trombudo estão no caminho certo na tentativa de evitar que elas creçam. A preocupação do poder público com saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com