TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão social

Tese: Questão social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar como se dava a questão social no passado e também em nossa atualidade com o desenvolvimento em alta escala como podemos observar na atualidade.

Aqui em nosso país e no mundo a questão social sempre foi motivo de grande preocupação, pois desde os primórdios da humanidade sofremos com as desigualdades sociais e estas sempre foram motivos de debate no meio social e político. A pesquisa nos faz entender que houve grandes avanços nas questões sociais de ontem se comparando com os tempos atuais.

Para podermos melhor compreender estas questões buscamos pesquisar nos livros deste semestre e também em conceituados sites respostas para nossas duvidas de como era tratada as questões socais no passado e de que forma as conquistas foram almejadas.

O Serviço Social foi marcado em sua origem por muitas determinações e valores, por meio de práticas repressoras e controladoras. Então como podemos perceber o Serviço Social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural.

2 DESENVOLVIMENTO

Como bem sabemos a questão social em nosso país ainda tem muito que melhorar também compreendeu que através de muitas lutas sociais conseguimos muitos avanços no que se refere a melhorias das desigualdades acometidas no meio social por conta de uma má distribuição de renda, abuso de poder. As lutas foram positivas mais ainda há muito que se fazer em prol de uma sociedade mais igualitária no que se refere às questões sociais.

Sabemos que as diferenças as lutas de classe faz parte de uma evolução histórica desde as sociedades mais remotas até a atual, que se deu através de diversos confrontos entre as mais diferentes classes sociais que se deu dá exploração do homem para com o homem

O serviço social nasceu no Brasil por volta da década de 30 por conta do grande aumento da população venda do campo em busca de melhorias que a industrialização os proponha que eram melhorias em suas condições de vida. Esse processo de industrialização criou nos trabalhadores um desejo de reivindicar melhorias em más condições, pois estavam cansados da exploração por partes de seus patrões

Esses conflitos eram causados pela exposição, das condições subumanas os trabalhadores eram exclusos de qualquer amparo dentro das fabricas e eram explorados em suas jornadas de trabalho. No entanto fora das fabricas a situação se repita as condições de moradias precárias, não tinham assistência nenhuma. A única coisa que tinham era direita ao salário em troca de seu trabalho que era baixo e as fabricas não davam conta da demanda por trabalho.

Foi através de manifestações que os trabalhadores passam a ser visto e reconhecidos nas questões sociais, e suas atitudes não são mais vista como caso de polícia, mas sim como uma questão social ou melhorar dizendo como o descaso social. Viu-se que de nada adiantava usar métodos repressivos, pois esse tipo de tratamento só gerava desordem e prejudicaria o processo de produção; Foi então visto a necessidade de se criar o serviço social o que para muitos era designado para os pobres nada mais era que uma forma de menti-los, foi essa a estratégia da igreja e do estado para manter a ordem entre as classes trabalhadoras e industriais, pois tais conflitos ameaçavam os valores mais sagrados: moral, ordem e poder.

A igreja que sentia ameaçada pelo comunismo e liberalismo que era contrario aos princípios da igreja tenta consolidar sua doutrina por uma sociedade justa e bem comum. O capital que precisava manter a ordem precisava adotar medidas estratégicas que regulassem as relações sociais se tornando um bem feito da propriedade privada. Já o capital precisava acabar com entraves que barravam sua expansão, pois os conflitos existentes só faziam com que as produções ficassem atrapalhadas, e também sendo assim dariam condições para que a sociedade comunista se instalasse e era o que eles mais temiam. Foi a partir daí que o estado traz os sindicatos, instituições sociais, e muitas obras através da igreja a reprodução da força de trabalho. Mesmo que os assistentes trabalhassem para melhorar as condições da classe proletariado ele ajudavam muito mais os burgueses do que os próprios trabalhadores e os trabalhadores viam no assistente um representante do poder e da repressão só que essa contradição gerava uma ameaça a ordem urgente. O serviço social ate se institucionalizar era praticado por pequenos seguimentos e da igreja católica. O ponta pé inicial e oficial teve inicio com um curso intensivo de formação social para moças este curso usava que o profissional atendesse o bem estar da sociedade esse curso foi patrocinado e controlado pela igreja católica, pois se tinha a necessidade de maior rendimento as iniciativa das obras filantrópicas. Em 1936 em função dos esforços e fundada a primeira escola de serviço social no Brasil. N o estado de São Paulo e a partir dai os profissionais do serviço social são solicitados para algumas instituições

O capitalismo teve muita influencia só o inicio do serviço social, pois foi marcado pelo processo de relação social e não apenas uma troca monetária somente no século XIX e que as conseqüências desse sistema passa a invadir o contexto social por causa da revolução industrial onde os trabalhadores eram substituídos por maquinas o modo de produção, a troca da energia humana por energia matriz isso teve um grande impacto diante da sociedade por sua grande revolução tecnológica.

Esse sistema capitalista se apresenta sob os impactos da revolução industrial, pois com os avanços as substituição dos homens pelas maquinas causa um grande impacto na sociedade encenando a transição do capitalismo entre feudalismo.

Com intenção de diminuir as marcas profundas deixadas na questão social pelo seu modo de atuar nas questões capital – trabalho a burguesia recorre aos economistas em busca de orientação quanto a sua postura na forma de enfrentar os problemas ocasionados na época, onde duas tendências foram tratadas naquela época: escola humanitária e outra pela escola filantrópica.

Na década de 1850 a 1860, um novo impulso e dado movimento dos trabalhadores Europeus onde a presença política preocupava os burgueses para inibir essa manifestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com