TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Ciências Sociais

Artigo: Questões Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  3.602 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

A ideia de Darwin é a hipótese da seleção natural, as espécies que existem hoje são as que melhor se adaptaram ao meio em que viviam e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos. E a positivista tem como centro de que o homem é produto do seu meio social.

2) Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até a sociedade industrial europeia. Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros. As sociedades não europeias eram vistas como primitivos para os europeus, pois estes não se “comportavam civilizadamente”.

3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relaciona?

Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estágio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades; já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

4) Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

O fato social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente. Os fatos sociais se distinguem em três características básicas. A “Coerção Social”, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se pelas regras da sociedade em que vivem, independentemente da sua vontade e escolha.

5) Quais são os passos que o cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

O cientista deve estabelecer e manter certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua analise. Ele aconselha os sociólogos a encarar como “coisas” os seus objetos de estudo e tentar manter-se afastado dado pelos envolvidos.

6) Que lei geral de Durkheim estabelece para evolução das espécies sociais?

Durkheim sempre prevalece o individuo, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que asseguram sua perpetuação. Essas regras e leis independem do individuo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade.

7) O crime para Durkheim e o fato social normal ou patológico, por quê?

O crime para Durkheim é um fato “normal” porque alem dele se encontrar generalizado pela sociedade e desempenhar uma função importante para sua evolução, ele representa um fato social que se integra as pessoas em torno de determinados valores.

8) Busque no texto o conceito de consciência coletiva?

É o conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.

9) Segundo Weber descreva: ação social, relação social, instrumentos de analise, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade?

10) O que é método compreensivo?

Weber pôde trazer uma nova visão, não influenciada pelos ideais políticos, ele teve grande contribuição para o desenvolvimento da sociologia, o tornando-o referência obrigatória. Weber desenvolveu suas análises de forma mais independente das ciências exatas e naturais. Compreendeu a especificidade das ciências humanas como aquelas que estudam o homem como um ser diferente. O pensamento weberiano também nos remete a ideia do indeterminismo histórico.

11) De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?

Para Weber, os valores do protestantismo, como a disciplina ascética, a poupança, a vocação, a austeridade, o dever e a propensão ao trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com