TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Carlos Montano

Casos: Questões De Carlos Montano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DE CARLOS MONTAÑO

1. Qual é a concepção de Estado hoje?

Resposta: O Estado é hoje essencialmente parte do capitalismo, dotado de ideais capitalistas, dependente do sistema que o criou. Privilegia os interesses da burguesia, está intimamente ligado ao capital, não sendo possível a compreensão de um sem o outro. É o pilar da divisão burguesia x proletariado, que se utiliza de mecanismos para conter os conflitos populares, suas manifestações e insatisfações, de forma a calar a classe proletária com uma falsa idéia de preocupação com as necessidades da mesma, porém visando apenas o benefício do capitalismo, que é o sistema que o mantém.

2. Como o Estado incorpora a lógica democrática para legitimar, perpetuar e desenvolver a lógica capitalista?

1) Resposta: O Estado se utiliza da “lógica democrática” para legitimar, desenvolver e perpetuar a “lógica capitalista”, como estratégia para a diminuição de crises e insatisfações populares mesmo tendo interesses totalmente contraditórios. O Estado necessita das pelas cidadania e democracia para sustentar o sistema capitalista.

3. Qual o conceito liberal de “sociedade civil”?

2) Resposta: Observando a incontestável contradição entre a “lógica do capital” e a “lógica democrática” surge uma nova estratégia para a legitimação do sistema capitalista, a passagem das “lógicas do Estado” para as “lógicas da sociedade civil”, ou seja, a lógica do mercado, da livre concorrência, da não-intervenção estatal.

4 Qual é o fundamento qualitativo presente na “sociedade civil”?

3) Resposta: Na “sociedade civil” o que importa não é o número que compõe determinado grupo para se chegar ao poder, mas sim quem detém o maior poder para si, independente da quantidade que o constitui. O que importa são os bens e valores materiais, que são o que diferenciam uns dos outros, aqui você é o que você possui, o que acaba por gerar a desigualdade, o individualismo, a “livre” concorrência, decorrentes do sistema capitalista.

5. O que significa a expansão do chamado “terceiro setor”?

Resposta: Significa uma des-economização, uma des-politização e uma des-historização das relações politicas no pensamento neoliberal. É uma naturalização automática de uqe vem a ser a sociedade civil. Com esse pensamento nega-se que o terceiro setor tem um caráter econômico, politico e histórico é como se tudo começasse agora.

6. O que é “terceiro setor”?

Resposta: É uma área social que desenvolve uma atividade publica na esfera privada, mas sem fins lucrativos. O terceiro setor não faz parte do estado, porem desenvolve atividades que são responsabilidades do estado, atividades sociais.

7. Explique como as Políticas Sociais estatais sofrem uma profunda reorientação política no neoliberalismo.

Resposta: As politicas sociais são repassadas para o âmbito local (municipal), sem que o próprio possa ter condições de suprir, existindo assim uma seleção, um direcionamento, ela a envolver um publico especifico em vez de universal, e assim se tornando politicas pobres, porque o Estado deixa de manter uma infraestrutura e o direito social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com