TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAZÕES PARA O DECLÍNIO DA TQM

Monografias: RAZÕES PARA O DECLÍNIO DA TQM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 3

RAZÕES PARA O DECLÍNIO DA TQM

O início do declínio se deu com o surgimento de novas técnicas que conseguem fornecer resultados melhores do que aqueles obtidos na aplicação da metodologia em questão. Entende-se então que cedo ou tarde um novo modismo viria substituir a TQM, que hoje se encontraria no estágio de declínio. Alguns estudos sobre a implantação da TQM em países ocidentais, incluindo o Brasil, mostram as causas do declínio, as causas podem estar entre: problemas na implementação, o surgimento da reengenharia como atalho para os resultados, o foco excessivo na padronização e na certificação e por fim, questões relacionadas ao foco no posicionamento estratégico. Porém não pode-se dizer que os conceitos referentes a TQM tenham ficado ultrapassados.

Quando a TQM foi implantada no ocidente sofreu com alguns problemas, principalmente na falta de compreensão da essência da TQM por alguns e também a negligência por outros. O problema relacionado a falta de compreensão começa com o nome dado à filosofia de gestão, pra os orientais a palavra controle estava fortemente ligada ao autocontrole, enquanto para os ocidentais predominava a compreensão de controle por terceiros. O primeiro sinal de que a implantação da TQM poderia não dar certo foi o foco excessivo nas técnicas de controle estatístico de processos, a partir disso nota-se a a ausência da compreensão de que a TQM não é um conjunto de técnicas e sim uma nova filosofia de gestão.

O rigor na utilização das técnicas e o uso das ferramentas da qualidade no contexto do método de gestão requer disciplina por parte dos funcionários e da gerência. Ambos devem utilizar de forma eficaz as ferramentas de qualidade a fim de que decisões não sejam tomadas sem sua utilização o que contribuiria para o enfraquecimento das equipes de trabalho e a redução do envolvimento e comprometimento de todos.

A partir de êxitos e fracassos se viu a necessidade de criar series de normas que visam a implantação de controle de qualidade. A ISO 9001 é uma evolução das normas de segurança de instalações nucleares e confiabilidade de equipamentos militares, sua primeira versão foi publicada em 1987. De certa forma, o objetivo da norma era transformar as regras passiveis de auditoria as características do sistema de gestão da era da garantia da qualidade, observadas nas empresas japonesas. Nas empresas ocidentais não demorou muito para assumir um papel central nas empresas especialmente no que se refere à seleção de fornecedores. Percebeu-se também que a busca por uma certificação substituía o interesse de assegurar a qualidade por parte de diversas empresas.

A administração cientifica e a TQM tem em comum a busca pela garantia do melhor resultado em um determinado processo, a padronização da administração cientifica difere daquela encontrada na TQM com relação aos meios e fins. Na administração cientifica o foco das melhorias é maior sobre a eficiência principalmente no que se refere à redução tempos e desperdícios. A padronização da TQM deve ser realizada com a participação dos funcionários e da empresa que juntos devem trabalhar em busca da satisfação das necessidades e expectativas de clientes internos e externos. A estrutura organizacional na qual são conduzidas a solução de problemas e a proposição de melhorias relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com