TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E MEDIDAS DE SAÚDE ADOTADAS

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 12

ÍNDIA NO COMBATE AO COVID-19: REFLEXÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E MEDIDAS DE SAÚDE ADOTADAS.

INDIA IN THE FIGHT AGAINST COVID-19: SOCIAL, ECONOMIC REFLECTIONS AND HEALTH MEASURES ADOPTED[pic 1]

Ana Luiza Fagundes – UNICURITIBA/Brasil

Jociel de Oliveira – UNICURITIBA/Brasil

        Renata Engel – UNICURITIBA/Brasil

RESUMO: O artigo “Índia no combate ao covid-19: reflexões sociais, econômicas e medidas de saúde adotadas”, tem como embasamento artigos e dados atualizados acerca do tema, tendo como seu principal objetivo expor os principais aspectos e características da Índia e de como eles foram afetados diante do cenário pandêmico, com uma visão ampla, afim de abranger de forma clara as questões que mais chamaram a atenção ao longo da realização da pesquisa . Além disso, também foram abordadas quais medidas o governo está tomando para controlar o vírus e de como ele está apoiando sua população mediante ao cenário de crise econômica, sanitária e humanitária que assolou o país desde a chegada do vírus.

Palavras-chave: Corona vírus,  Índia, pandemia  e  saúde

ABSTRACT: The article “India in the fight against covid-19: social, economic reflections and health measures adopted”, is based on updated articles and data on the theme, with the main objective of exposing the main aspects and characteristics of India and how they were affected in the face of the pandemic scenario, with a view broad, in order to clearly cover the issues that drew the most attention during the research. In addition, what measures the government is taking to control the virus and how they are supporting there population in the context of the economic, health and humanitarian crisis that has plagued the country since the arrival of the virus were also discussed.

Keywords: as mesmas palavras-chave, mas no idioma inglês.

 

1. INTRODUÇÃO

Será apresentado nesse artigo dados gerais sobre o COVID-19, vírus responsável pela pandemia atual e suas implicações sociais, econômicas e a perspectiva da doença na Índia. O COVID-19 pertence a família viral causadora de doenças respiratórias, são do grupo que possui genoma RNA simples de sentido positivo. Foi isolado pela primeira vez em humanos em 1937, mas apenas foi descrito como "corona vírus” em 1965, após testes microscópicos, adquirindo esse nome pelo seu formato semelhante a uma coroa. A doença está associada a infecções respiratórias brandas a moderadas sendo de curta duração. Boa parte da população será infectada pela doença pelo menos uma vez, sendo mais comum em crianças. Na família viral “corona” encontra-se o causador da pneumonia atípica grave conhecida como SARS e o vírus causador da Covid-19.

        Segundo a OMS parte dos casos são assintomáticos, uma a cada seis pessoas infectadas não apresentará sintomas, no entanto, pelo menos uma precisará de respirador. Com isso, o isolamento social e uso de máscaras se faz necessário como método de prevenção para evitar congestionamento nos serviços de saúde, potencializando falta de recursos nos hospitais e aumento do número de óbitos.

        O primeiro caso confirmado na Índia (30 janeiro de 2020) foi de uma estudante de medicina que voltou de Wuhan, onde os primeiros casos do covid foram indentificados. Ela estava assintomática quando chegou no dia 25 e até dia 27 de janeiro manteve contato social, quando acordou sentindo dor de garganta e resolveu ir ao hospital, mais tarde soube pela televisão que ela seria o primeiro caso da doença na Índia. Após ela, três dias depois foram relatados mais 50 casos.

2. MATERIAL E MÉTODO

Foram utilizados sites confiáveis e oficiais como artigos científicos, acadêmicos, sites de notícias e fontes oficiais do governo do país, buscamos estes resultados atualizados através da internet pois o avanço são diários. A pesquisa realizada buscou extrair os dados mais significativos para integrar e consolidar uma construção de resultados para o texto, através destes dados qualitativos visamos empreender um conteúdo para o entendimento sobre o desenvolvimento no país do covid 19.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo o portal oficial indiano constam 22.982 casos ativos do vírus no país, sendo Maharashtra o estado com maior número de casos confirmados (9.318) e 400 óbitos.

3.1 Considerações sociais  

        A sociedade indiana é notoriamente conhecida pela forte influência da religiosidade ( com 75% de sua população praticante do hinduísmo ), e por uma consequência da forte influência religiosa de sua maioria, ela foi dividida em um sistema de castas, implantado na Índia entre 1500 a. C. e 600 a. C.

        Atualmente existem diversas castas na Índia, devido às invasões sofridas no passado e ao processo de globalização. No entanto, existem quatro castas principais, organizadas de forma hierárquica, pois de acordo com o hinduísmo, cada casta havia surgido de uma parte do Deus originário (Purusha), sacrificado para a sua criação: no topo estão os Brâmanes que teriam surgido à partir da cabeça deste Deus, seguidos pelos Xátrias que vieram de seus braços, Vaishyas que surgiram de suas coxas e por fim os Shudras  de seus pés. Abaixo de todas as castas, encontram-se os Dalits, ou "os intocáveis”, pois acredita-se que surgiram das sombras deste Deus, as pessoas desta casta raramente tem a oportunidade de estudar, moram em bairros separados (geralmente nas favelas ou zonas rurais) e normalmente são responsáveis por trabalhos considerados imundos, como trabalhar com lixo, limpar as cidades e lavar roupa.

        Mesmo que o sistema de castas esteja proibido na Índia a mais de 50 anos, ainda persiste sua manutenção através da cultura popular, fazendo com que haja pouca mobilidade social, acentuando as desigualdades e estimulando o preconceito. O governo tenta combater o preconceito e a segregação social com vagas, cotas e hospitais destinados aos Dalits, no entanto a Índia tem muito o que mudar, pois apesar dos belos palácios, estima-se que 35% dos indianos vivam com menos de um dólar por dia, a expectativa de vida é de 63.5 anos e mais de 200 milhões vivam em quadro de extrema pobreza.

        Outro aspecto que chama muita a atenção na Índia é o tamanho de sua população, com 1.3 bilhões de habitantes, representando 16% da população mundial, ficando com a segunda maior população do mundo. Em um país tão populoso torna-se inevitável a aglomeração de pessoas, por exemplo: estima-se que na favela de Dharavi tenha aproximadamente 750 mil habitantes de acordo com os dados oficiais, e a maioria dessas casas não contam com banheiros, assim, o uso de sanitários públicos é comum e suas famílias com aproximadamente 5 indivíduos vivam em cômodos com 70 metros quadrados ou até menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com