TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA - PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  19/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Paulo André Santos Pereira

RA 1882318

UNIP Alphaville (PP)

2018

  1. Ponto de partida – endereço completo

Escola Estadual Suzana Dias

Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, 169 – Centro

Cajamar-SP

Cep: 07750-000

Telefone: (11)4446-6066  /  4446-9008

Email: e005538a@educacao.sp.gov.br

  1. Ambientes escolares observados - relato das características.

A EE Suzana Dias é uma escola administrada pelo governo do Estado de São Paulo. Está vinculada à Diretoria de Ensino Regional de Caieiras. Atualmente, atende alunos do 6. ao 9. ano do Ensino Fundamental, 1ª. a 3ª. séries do Ensino Médio e EJA (Ensino Médio), distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Em 2018, atende a aproximadamente 800 alunos, provindos da região central e de bairros periféricos. A escola conta com 12 salas de aula (distribuídas em dois prédios distintos), 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 2 quadras poliesportivas, amplo pátio, secretaria, sala de direção, sala de coordenação, sala dos professores, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), almoxarifado, sala de materiais de limpeza, cozinha dos funcionários, banheiro dos funcionários, refeitório dos alunos, banheiros (masculino e feminino), banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e estacionamento.

Infelizmente, a escola não conta com laboratórios de química e física e também não conta com uma sala específica de artes.

Até o ano 2017, a escola contava com um consultório odontológico (parceria entre escola e prefeitura de Cajamar). O convênio foi encerrado e, a partir de 2019, a sala utilizada para tal fim será transformada em escritório do GOE (Gerente de Organização Escolar).

A biblioteca possui um grande acervo de livros, mobiliário de mesas e cadeiras, além de também funcionar como espaço multimídia (com notebook, TV de 60 polegadas, aparelho de som e acesso a internet). Há um professor, em cargo readaptado, responsável especificamente para esse setor.

A sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona desde o início de 2018. Conta com uma professora especialista no atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem, especificamente os que apresentam deficiência intelectual. Os alunos atendidos são aqueles matriculados na própria e outros matriculados em escolas estaduais da cidade de Cajamar/SP que necessitem de tal atendimento, sempre no contraturno das aulas que estejam frequentando.

As aulas acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite). Das 7h até 12h20, a escola atende alunos matriculados no ensino médio. Das 13h às 18h20, os alunos atendidos são os matriculados no Ensino Fundamental II (6. ao 9. ano). No período noturno, frequentam os alunos de ensino médio (Regular e EJA-Educação de Jovens e Adultos), especificamente aqueles que trabalham em horário útil (no caso do ensino médio regular) e aqueles que já completaram a maioridade (no caso da EJA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com