TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

POLÓ DE TUCURUÍ - SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Prof. Laura Santos

                                                       

Tucuruí-PA

ABRIL/2014


[pic 2]

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Relatório final elaborado em conformidade às atividades práticas supervisionadas como requisito para aprovação na disciplina de PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Anhanguera - UNIDERP sob a orientação da tutora presencialxxxxx.

Tucuruí, Pará

2014/ 6º semestre


INTRODUÇÃO

        O presente estudo tem por principal objetivo a elaboração de um projeto de pesquisa com reflexões e temáticas a serem desenvolvidas no decorrer do curso, através de uma pesquisa ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, enfatizando competências e habilidades requeridas no campo de atuação profissional e dando ênfase às políticas públicas na sua efetivação e sua prática no meio social.

        O enfoque principal volta-se para a importância da pesquisa na atuação profissional, sendo imprescindível que o assistente social procure atualização constante, numa construção contínua de informação que proporcione a superação da visão imediata dos fatos, já que ao analisarmos que este profissional está inserido na reprodução das relações sociais, aliado a capacidade de construir conhecimento e de estabelecer um olhar crítico da realidade, fazendo com que a pesquisa, seja um instrumento de essencial importância neste processo.
         Não é novidade ao destacarmos que a sociedade vive de transformações constantes, e estas nem sempre se apresenta de imediato, exigindo do profissional o compromisso de pesquisar e revelar o camuflado, para que se possa intervir de forma concreta e eficiente nas demandas presentes. A este modo, entende-se que a ciência vive do desafio de descobrir a realidade, que consecutivamente apresenta algo novo. 

Preposição de um projeto de pesquisa: Resíduos Sólidos Domésticos, de problema social para o consumo sustentável.

Principais Tópicos e Conceitos Sobre Pesquisa

 1.1 Justificativa

         A pesquisa social tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante o emprego de procedimentos científicos. Assim, pode-se entender que a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social. Quanto às finalidades da pesquisa social, tem a razão da ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir, e são classificada em pesquisa pura e aplicada. Onde a Pesquisa Pura: é a pesquisa que busca progresso da ciência, desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas; já a Pesquisa Aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores sociais.
Outro ponto interessante é que cada pesquisa social naturalmente tem um objetivo e uma classificação que se destacam em três níveis: descrição, classificação e explicação. 
Em relação às pesquisas exploratórias, têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. Apresenta menos rigidez no planejamento e habitualmente o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas, estudos de caso e outros. Já as pesquisas descritivas, têm como objetivo principal descrever as características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

As pesquisas explicativas têm a preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
Quanto ao modelo clássico da pesquisa, é recomendado aos pesquisadores uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado, pois segundo Skinner a ciência “é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”. 
A pesquisa-ação é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. No geral os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo operativo ou participativo. Já a pesquisa participante corresponde principalmente às necessidades de populações que compreendem operários, camponeses, agricultores e índios, as classes mais carentes nas estruturas sociais contemporâneas levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônomo a partir das bases e uma relativa independência do exterior.
O grupo compreendeu ainda que toda a pesquisa tem início com um problema, e que no processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.
As pesquisas sociais no que parece consenso de parte da maioria dos autores, entretanto, é que todo processo envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Cada uma dessas grandes etapas pode ser subdividida em outras mais específicas, dando origem aos mais diversos esquemas, pois visa fornecer respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectuais, quanto por interesse prático. 

1.2 Sua Importância

A pesquisa social se mostra de suma importância diante de algumas áreas, sendo assim o campo de serviço social não poderia ficar de fora desse contexto importante no estudo dos aspectos sociais da população englobada na sociedade contemporânea.
Com isso, o profissional de Serviço social tem que possuir um conhecimento da área que irá trabalhar, tendo que realizar o levantamento de dados que possa atrelar a um trabalho coeso, objetivando construir metas para sanar a problemática que possui índices relevantes na população focada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (423.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com