TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA A Universidade pública Sob Nova Perspectiva

Casos: RESENHA A Universidade pública Sob Nova Perspectiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  6.001 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva.Revista Brasileira de Educação. São Paulo. nº 24. p. 5-15. 2003.

Texto filosófico, já que expressa uma reflexão rigorosa, com método coerente, raciocínio exaustivo, sobre o significado das coisas, dos fatos, fenômenos.

Marilena Chaui é doutora em filosofia e professora titular na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi secretária municipal de cultura, na Prefeitura de SãoPaulo, durante a gestão de Luíza Erundina (1989-1992).Atuou como uma das líderes do movimento nacional contra a implantação das licenciaturas curtas para a formação de professores em nível superior e defensora da manutenção da filosofia nos currículos do ensino médio brasileiro, durante o último governo militar. Publicou, inclusive, o livro Convite à filosofia, que se constituiu em referência didática obrigatória para todos os que defendiam a permanência da disciplina nos currículos. Publicou ainda grande número de artigos e pelo menos dez livros, entre os quais se destacam: O que é ideologia, da Coleção Primeiros Passos; e Introdução à história da filosofia.

O texto de Marilena Chaui "A universidade pública sob nova perspectiva",declara universidade como instituição social,ou seja, esta é ação e prática da sociedade: presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes que exprimem divisões e contradições da sociedade.Se opondo a mercantilização do ensino imposta pelas práticas do neoliberalismo.

Marilenacritica a mudança que o estado e o capitalismo realizaram na universidade pública,vendo esta como organização social prestadora de serviços,tendo-a como um conjunto de meios (administrativos) para obtenção de um objetivo particular, exemplificando seus reflexos na universidade pública: contratos de gestão; avaliação por produtividade; flexibilidade, diminuição dos tempos de formação; docência como mera transmissão de conhecimentos e pesquisa operacional.

Na perspectiva de uma modernização os organismos internacionais apresentam duas ideias imprescindíveis,que são: a de sociedade do conhecimento, e uma nova concepção da educação permanente ou continuada.A primeira está preocupada em produzir conhecimentos destinados ao aumento de informações para o capital financeiro, já a segunda aborda que a educação permanente ou continuada significa que a educação não se confunde com os anos escolares, ou seja, deixando de ser preparação para a vida e tornando-se educação durante toda a vida.

A autora, ao pronunciar-se critica o modelo neoliberalista do Estado e solidifica a sua proposta de mudança da universidade pública, na perspectiva da formação e da democratização, abordando fatores como: colocar-se contra a exclusão social, defendendo ao mesmo tempo a autonomia universitária, desfazer a confusão entre democratização do ensino superior e massificação, criar uma censura com relação às ideias de educação permanente ou continuada e sociedade do conhecimento, revalorizar a docência como processo de formação, revalorizar a pesquisa, orientando-a pela ideia de cidadania e exigindo o financiamento por fundos públicos redefinidos.

Marilena Chaui foi bastante sensata em abordar temas referentes ao processo de mercantilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com