TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E IDEOLOGA

Exames: Resenha: CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E IDEOLOGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E IDEOLOGA: a política do conhecimento

A ciência é referida ao sistema de adquirir conhecimento no método científico. Sabe-se que já não temos muitos novos métodos de pesquisa de conhecimento científico e tecnológico, pois há limites que impedem novas pesquisas e testes. Há limitações impostas pelos próprios seres humanos que possuem o poder de limitar.

A tecnologia e outras invenções, assim como a ciência e as novas descobertas, já não surpreendem muitos indivíduos de tal maneira; ou então, tudo é esquecido como descobertas e invenções científicas voltadas à tecnologia em que sempre perde valor, pois quando é inventada e ainda não foi ultrapassada, a tecnologia tem grande valor, mas quando é ultrapassado ou foi esquecido o valor se perde, oferecendo mais chances ás pessoas de classe mais baixa.

Isto não melhora em nada a classe baixa, tendo em vista que para uma empresa de rendimento baixo que está tentando aumentar sua classe poderá não conseguir resolver se novas invenções forem criadas (obviamente com preço alto), ou seja, esta empresa pode não conseguir ter um melhor rendimento, pois terá capacidade de usufruir apenas produtos ultrapassados.

A tecnocracia significa poder da aptidão, é a indicação de qualquer tipo, de qualquer campo, administração científica, ou seja, de forma científica é utilizado para apontar e designar os problemas sociais. Seria inventado para exclusão da política, mas não seria possível resolver todos os problemas e nem criar formas de melhoria do país. Sempre vai haver o cargo superior para decisões finais.

Uma sociedade sem política ganharia vantagem sobre a igualdade. A sociedade com a política, mesmo incorreta, daria mais chances para mudanças e melhorias. Como cita Simon Schwartzman: “A política gera a incerteza e a improvisação, razão por que o positivismo administrativo, o cientismo do século XIX e o tecnocratismo do século XX se ergueram tão ferozmente contra ela.”

Não há chances da política ser excluída completamente da sociedade, não existe mudanças e melhorias se não alguém para impor, não há como ver mudanças radicais necessárias ou não, se não a política.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »