TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PROCESSO DECISÓRIO EM COOPERATIVA

Ensaios: RESENHA - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PROCESSO DECISÓRIO EM COOPERATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

“O principal paradoxo existente nos conceitos de comunicação organizacional observado na literatura diz respeito à não observação dos processos organizacionais e estratégicos que lhe servem de conteúdo”.

Então, como a comunicação organizacional é abordada dentro da área acadêmica da Administração brasileira? Existe referencial e modelos de análises estabelecidos.

OBJETIVO DO ARTIGO:

Sugerir uma modelagem síntese de análise que abordasse aspectos teóricos relacionados à comunicação organizacional, buscando uma ponte que permitisse ligá-la, de modo mais complexo, aos diferentes conceitos da área de Administração, como, por exemplo, processo decisório.

Colocar em foco a comunicação organizacional e suas relações com a estratégia das organizações procurando elucidar, mais especificamente, as relações entre a comunicação organizacional e o processo decisório nas organizações.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO PROCESSO DECISÓRIO:

Porque suas características evidenciam sua ligação com processos de comunicação, ou seja, porque a comunicação organizacional funciona como suporte ao processo decisório.

Processos de interação humana são essenciais para o desenvolvimento de grupos e/ou organizações sociais; e essa interação ocorre por meio de processos de comunicação.

Assim, a comunicação é um pilar fundamental para qualquer tipo de organização.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DE COOPERATIVAS COMO OBJETO DE ESTUDO:

Sua própria estrutura organizacional.

COOPERATIVA: “Uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, socais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”

O SETOR DO AGRONEGÓCIO FOI ESCOLHIDO POR:

Representar 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros (BRASIL, 2004). O setor cooperativista foi escolhido porque as transações econômicas

As cooperativas correspondem a 6 % do Produto Interno Bruto (PIB); no Brasil existem aproximadamente 7.026 cooperativas com 4.800.000 cooperados que geram 180.000 empregos diretos. E no Estado do Paraná, o agronegócio gerou de valor bruto de produção R$ 28,03 bilhões em 2003 (PARANÁ, 2003), nesta esfera estadual existem 219 cooperativas, destas 71 atuam no setor agropecuário (OCEPAR, 2005).

METODOLOGIA

O delineamento da pesquisa realizada é o estudo de caso com caráter exploratório pois a observação do fenômeno em análise ainda é recente na área de Administração.

A abordagem é qualitativa, formada pela interpretação dos dados coletados pelo entrevistador, e por ser conduzido a partir do ambiente natural onde o fenômeno, processo ou característica acontece.

Os dados primários: coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado realizadas com membros da diretoria executiva, o corpo gerencial e os cooperados que estavam envolvidos na decisão avaliada. (4 entrevistados)

Os dados secundários: coletados por meio de relatórios de pesquisas realizadas a respeito da comunicação organizacional presentes em bases de dados acadêmicas.

Levantamento informações em jornais, revistas, relatórios, estudos setoriais e bases de dados da Organização das Cooperativas do Brasil.

Análise documental avaliando documentos, instrumentos e processos de comunicação utilizados para a tomada de decisão, tais como: balancetes, atas de reuniões, informativas e instrumentos de divulgação.

Os dados obtidos por meio das entrevistas e dos documentos foram analisados por meio de cruzamento com o referencial teórico.

ANÁLISE DOS DADOS

A cooperativa pesquisada se localiza na cidade de Rolândia-PR.

Iniciou suas atividades em 1963.

Adota uma estratégia de diversificação de produção, procurando agregar valor aos seus produtos e verticalizando o processo produtivo.

O quadro funcional de cerca de 1.400 funcionários. Cerca de 7.400 cooperados distribuídos em todas as suas atividades; destes apenas 190 são cooperados do suco de laranja, produto-foco das análises desta pesquisa. O faturamento bruto da cooperativa em 2004 atingiu o valor aproximado de R$ 750 milhões.

A análise dos dados avaliou uma decisão de investimento em planta industrial, (reestruturar e capitalizar as cooperativas agropecuárias, que foram aprovadas pelo Comitê Executivo do RECOOP, visando seu desenvolvimento autosustentado, em condições de competitividade e efetividade, que resulte na manutenção, geração e melhoria do emprego e renda)

De acordo com os entrevistados, a região geográfica da cooperativa possuía uma cultura de cultivo ligada a lavouras permanentes. Por isso, ela iniciou os processos para plantar laranja e, posteriormente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com